sexta-feira, agosto 29, 2008

Sim, existe cultura no Amapá



Este blog é lido nos mais diversos países. Sou colaborar de sites importantes, como o Digestivo Cultural, tenho livros publicados por editoras como a Escala e livros virtuais que já foram lidos por mais de um milhão de pessoas. Fora, claro, o meu trabalho com quadrinhos, que é bastante conhecido. Meu livro Como escrever HQ serviu de manual para muitos dos novos roteiristas brasileiros e portugueses. Então, sou alguém relativamente conhecido no meio cultural. Mas quando as pessoas descobrem que moro em Macapá, levam um susto. A maioria acha que moro em São Paulo, como se não pudesse existir cultura no Amapá.
O autor de um livro que resenhei, por exemplo, me escreveu um e-mail agradecendo e convidando para tomar um café: ¨Pode ser aqui em São Paulo mesmo¨. Tive que explicar que esse cafezinho ia ficar muito caro por causa da passagem de avião.
Muitos casos semelhantes já aconteceram, como aquele da comunidade do Orkut de fãs de Perry Rhodan em que eles diziam que talvez existisse leitor da série até em Macapá. Quando eu me revelei, eles ficaram surpresos ao descobrir que o autor do fanfic O Portal das Probabilidades, lido por muitos deles, tinha sido escrito por alguém que mora em Macapá... um deles até me escreveu um recado, pedindo desculpas pela referência pejorativa à Macapá.
Outro exemplo: certa vez fui comprar em uma livraria virtual e, na hora de preencher o endereço, não havia a opção de estado Amapá, muito menos cidade Macapá...
Sim, o Amapá existe e tem vida inteligente (se bem que bons políticos é um item que anda em falta por aqui...)

7 comentários:

Ivan Daniel disse...

Às vezes a gente até acha engraçado quando acontecem situações de total desconhecimento sobre o Amapá. Mas até quando vamos precisar explicar o que, teoricamente, todo mundo deveria saber desde o ensino fundamental?

Anónimo disse...

Isso que vc fala é a mais pura verdade, já enfrentei essa situação quando morei em São Paulo, e enfrento ainda sempre que alguém de fora sabe que moro aqui. As pessoas às vezes não se dão nem ao trabalho de nos situar adequadamente, achando que da Bahia pra cima tudo é nordeste. Terrível!

Anónimo disse...

Interessante ver que muitos da "elite" cultural brasileira saberiam citar de cor todos os 50 estados norte-americanos, mas não saberiam citar os brasileiros. Não precisa ser nem das regiões norte e nordeste não... Já ouvi barbaridades geográficas a respeito do meu Estado, o Espírito Santo, de vizinhos fronteiriços da região sudeste, mesmo.

Impressionante.

DIOberto disse...

Lembro de ter lido que na primeira vez que o Bill Clinton viu São Paulo ainda no vôo, comentou impressionado de ver no Brasil cidade tão grande! Acho que a maioria dos paulistas ficaria impressionado se alguém enviasse uma foto na varanda de um prédio e escrevesse “eu no meu apê em Macapá”.
Difícil distinguir o limite entre (pré)conceito e a ignorância do indivíduo ao fazer seus comentários, eu humildemente peço desculpas pelos meus...
Abraços,
DIOberto

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

oi Dioberto, vc tem consciencia disso e essa consciencia já é otima. o complicado é o pessoal que insiste em sua visão equivocada de mundo, como jornalista que veio a Macapá e escreveu um artigo criticando a cidde por ter poucos prédios. Para que eu preciso morar em prédio? se morar em prédios for ser civilizado, prefiro ser incivilizado e morar em minha casa com árvores no quintal...

Anónimo disse...

Ivan me informe onde encontro pra venda o seu livro HQ. O mesmo será de vital importância na sala de Leitura da minha escola santina Rioli. Abraços!!!

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Oi Zany,
o livro ainda não está à venda em versão impressa, mas existe uma versão on-line gratuita. O link tá no próprio texto, ok? basta clicar no nome do livro (em azul).