sexta-feira, outubro 17, 2008

Marketeiro que não entende de pesquisa?


Estava olhando com mais detalhe a propaganda do candidato Roberto Góes, do PDT, que chama a pesquisa do IBOPE de maluca. Eles dão como exemplo o que aconteceu no Rio de Janeiro, em que o Ibope teria previsto a ida de Marcelo Crivela para o segudo turno, quando quem acabou indo foi Fernando Gabeira.
Vamos analisar essa situação. Gabeira tinha 17% das intenções de voto, Crivela tinha 19%, numa pesquisa com margem de erro de 3%. Isso significa que Gabeira e Crivela estavam empatados. Margem de erro, senhores marketeiros, margem de erro significa que os números reais podem variar para cima e para baixo. Além disso, havia uma tendência de queda na candidatura de Crivela. Ele já tinha caído de 24% para 19%. Por outro lado, Gabeira, que estava com 10%, havia crescido para 17%. Qualquer pessoa inteligente, olhando essa pesquisa, deduziria uma tendência favorável ao Gabeira. Qualquer marketeiro competente, lendo essas pesquisas, perceberia que o IBOPE indicava que Gabeira iria para o segundo turno.
Agora, o que me espanta é o Roberto Góes ir lá no Maranhã contratar um marketeiro que não sabe ler pesquisa. Não dava para contratar um marketeiro que tivesse noção mínima de como funciona uma pesquisa de opinião?

3 comentários:

Jorge F. Monteiro disse...

Como eu disse...
Esses profissionais pensam que somos trouxas...

Abraços

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Sim, eu acho engraçado isso: o marketeiro vem de fora, arrotando competência e não sabe nem ler pesquisa de opinião... Sinceramente, com um marketeiro desses, não admira que o RG esteja caindo nas pesquisas.

Sandro Valente disse...

Aí aí...
Robertinho está cavando a própria cova...o desespero faz a gnt fzr cada betsreira....

SANDRO