domingo, agosto 30, 2020

Tio Patinhas – de volta a Klondike



O garimpo de Klondike, o mais famoso dos EUA é fundamental na mitologia do Tio Patinhas. Segundo o cânone, foi ali que ele começou a sua fortuna. E o local é tema da história “Nos tempos de Klondike”, escolhida como HQ de abertura do número 1 da revista Tio Patinhas da editora Culturama. Difícil pensar numa escolha mais acertada.
A história tem roteiro de Pietro Zemelo e desenhos de Fabio Celoni.
Zemelo constrói um roteiro em loop, com uma trama que segue em círculos, indo sempre para o mesmo ponto. É também uma trama que trabalha bem com o conceito de efeito borboleta, em que pequenas mudanças provocam grandes transformações.
A história começa no passado. Patinhas está voltando para a cidade depois de sua jazida ter se esgotado. Na taverna ele encontra o cozinheiro Charlie conversando com outros garimpeiros, que lhe sugerem, uma vez que não terá mais fregueses, ir atrás das bétulas douradas, com as quais se produz um delicioso xarope usado nas panquecas. Charlie vai em busca da bétulas e Patinhas no seu encalço. Depois de um ataque de ursos, o cozinheiro encontra as bétulas e se torna seu descobridor – e portanto, dono desse tesouro culinário.
Os desenhos de Fabio Celoni são belíssimos. 

Anos depois, Charlie procura Patinhas pedindo um empréstimo. Mesmo com um produto perfeito em mãos, sua falta de tino comercial fez com que ele entrasse em falência.
É quando Patinhas imagina o que aconteceria se ele tivesse descoberto as árvores e, surpreendentemente, se vê de novo naquele dia. A história segue em loop, com Patinhas tentando mais de uma vez mudar o futuro, mas suas ações nem sempre têm o resultado esperado.
É uma narrativa complexa que você não esperaria numa história Disney, mas que funciona perfeitamente. Junte a esse roteiro inovador os belíssimos desenhos de Celoni, diferenciados até para os padrões da Disney italiana, e temos uma HQ realmente surpreendente.   

Sem comentários: