sábado, agosto 29, 2020

Arkanus: a revista da dupla Gian-Bené


Isso aconteceu no início dos anos 1990, muito antes da internet, e numa época em que os telefones não haviam se popularizado.
As histórias da dupla Gian-Bené faziam tanto sucesso na revista Mephisto que a editora ICEA encomendou uma revista nossa, com o nosso tipo de terror.
Nós conhecíamos alguns artistas que admirávamos, novos talentos, influenciados pelas mesmas obras que nós, e muitos deles fãs da dupla Gian-Bené. Assim, depois de semanas de troca de cartas (e algumas ligações de telefones públicos), conseguimos xerox de algumas histórias para montagem de uma boneca do que seria a revista Arkanus (para quem não sabe, boneca é uma prévia de uma publicação. Hoje em dia é feita no computador, mas na nossa época era na base do corta ecola).
Lembro que passamos um final de semana inteiro trabalhando nessa boneca. Eu fiz alguns textos, o Bené fez uma proposta de capa, colocamos algumas histórias nossas, outras desses novos talentos. Também indicamos como seria a diagramação da revista. Quando saí na casa do Bené, no domingo, parecia tudo perfeito.
No dia seguinte, quando fui lá, perguntei se ele já tinha colocado no correio, ele:
- Ih, compadre, tenho uma notícia ruim.
- Como assim, que notícia ruim?
- Ontem o meu primo veio aqui e levou a boneca para a casa dele.
Entrei em desespero:
- Como assim, compadre? Onde esse primo mora? Vamos imediatamente lá pegar a boneca da revista e enviar pelo correio.
- Compadre, essa não é a notícia ruim.
Olhei-o, desconfiado:
- Como assim, o que pode ser pior?
- Ele perdeu a boneca no ônibus. Não chegou nem na casa dele.
E lá se foi, junto com o protótipo da revista provavelmente jogado no lixo, o sonho de termos uma revista seriada com o nosso jeito de fazer quadrinhos de terror.

Sem comentários: