domingo, setembro 27, 2020

Fundo do baú - Jerônimo, o herói do sertão


Jerônimo, o Herói do Sertão foi o nome de uma radionovela brasileira criada em 1953 por Moysés Weltman para a rádio nacional. Influenciada pelo faroeste americano, ficou 14 anos no ar e migrou para os quadrinho, o cinema  e televisão.
Em 1957, Jerônimo ganhou uma revista em quadrinhos de sucesso pela Rio Gráfica Editora escrita pelo próprio Moysés Weltman e desenhada por artistas como Edmundo Rodrigues[2] e Flavio Colin. Uma nova versão surgiu na década de 1970, pela Bloch editores, com desenhos de Edmundo Rodrigues, mas foram publicados apenas três números.
Em 1972, Jerônimo é adaptado para a televisão pela TV Tupi. O protagonista foi interpretado por Francisco di Franco, o comediante Canarinho era o Moleque Saci e Eva Christian, Aninha. O roteiro era de Benedito Rui Barbosa, o mesmo que na década de 1990 faria muito sucesso com novelas ambientas no campo, como Pantanal, Rei do Gado e Renascer.
Em 1984, Jerônimo ganhou um remake do SBT. Francisco di Franco interpretou novamente o herói e a atriz Suzy Camacho interpretou Aninha.
O remake não fez tanto sucesso como a versão anterior e foi encerrado em 1985. O SBT ainda o reprisaria em 1991 novamente obtendo pouca audiência.
Em 1972, a radionovela foi adaptada para o cinema, nesse filme Jerônimo foi interpretado por Adolpho Chadler (que além de atuar foi diretor e produtor do filme).

Sem comentários: