domingo, novembro 29, 2020

Superman – as quatro estações

 

Um dos aspectos mais interessantes do personagem Superman é como ele tem sido objeto das abordagens mais diversas, o que mostra o quanto o herói é, na verdade, complexo. Superman – as quatro estações, de Jeph Loeb (roteiro), Tim Sale (desenhos) e Bjarne Hansen (cores) mostra um aspecto poucas vezes explorado no personagem: a do matuto garoto de interior, o ingênuo habitante da Smallville.
O belíssimo desenho de Tim Sale explora esse lado matuto de Clark Kent, retratando-o como um rapaz enorme com cara de criança. Essa dualidade entre a personalidade ingênua e o enorme poder é detalhado também pelo texto de Jeph Loeb, ao explorar o início da carreira do personagem, quando ele ainda estava descobrindo seus poderes, tinha muitas dúvidas e até medos.
Como o próprio nome diz, a série é dividida em quatro capítulos, cada um ligado a uma estação e cada um narrado por um personagem: Jonathan Kent, o pai adotivo de Clark Kent narra a primavera, Lois Lane narra o verão, Lex Luthor o outono e Lana Lang o inverno.
Essa mudança de foco narrativo é interessante por mostrar o herói sob vários ângulos diferentes.
Nesse sentido provavelmente o capítulo de Lex Luthor é o mais interessante, já que é o ponto de vista de um vilão. É um capítulo sobre ciúmes, sobre como o homem de aço tirou de Luthor o protagonismo em Metrópolis e como este se vinga de forma muito sutil, antigindo o personagem em sua maior fraqueza. O capitulo ironicamente mostra o kriptoniano como alguém muito mais humano que o terrestre Luthor.
Embora o roteiro seja todo certinho, é a arte que se destaca. Tim Sale não só é um desenhista incrível, como é um narrador soberbo, sabendo exatamente como intercalar sequências de vários quadrinhos com splah pages. Aliás, cada página é uma aula de como usar a diagramação como elemento narrativo.

Sem comentários: