segunda-feira, novembro 30, 2020

A terra na rota fatal – um ensaio para Crise nas infinitas terras

 


Em 1978 a revista mix Showcase, da DC Comics, completou 100 números. Para comemorar, a editora publicou um crossover entre os principais personagens que frequentaram as páginas da publicação.

O roteiro ficou a cargo de Paul Kupperberg e os desenhos a cargo de Joe Staton.

Na história, a terra é tirada de sua órbita por um vilão alienígena e isso provoca um “campo de estagnação” que torna o tempo maluco, fazendo com que pessoas das mais diversas eras apareçam no mesmo momento. Esse mesmo campo impede que os membros mais poderosos da Liga da Justiça, que se encontram em missão no espaço, seja acionados. Então caberá a esses outros heróis deterem a ameaça, capitaneados pelo Lanterna Verde, Flash e Aquaman.

A história juntaa personagens famosos com desconhecidos.


Alguns dos personagens que aparecem na aventura são relativamente conhecidos, como Adam Strange, Espectro ou Elektro. Mas outros são apenas ilustres desconhecidos, como Rip Hunter, o mestre do tempo, Guardião do Espaço, Desafiadores do Desconhecido (um quarteto criado por Jack Kirby antes do Quarteto Fantástico), Desastrado, Bolão ou Cabelo de fogo.

Os Desafiadores do Desconhecido foram criados por Jack Kirby e serviram de inspiração para o Quarteto.


Ao ler a história o que chama antenção é o quanto essa edição especial é parecida com a maxissérie Crise nas infinitas terras. Claro,  Paul Kupperberg não é Marv Wolvman e Joe Staton está longe de ser George Perez. Além disso, o tom aqui é de humor, enquanto em crise era obviamente de drama.

Mas muitas das ideias que seriam usadas em Crise já estava lá, incluindo a confusão temporal, as equipes que se dividem para combater ameaças distintas, o resgate de heróis antigos e desconhecidos.

O tom da história era de humor. 


Além disso, é uma HQ divertida, com uma final interessante em que quem resolve a situação são duas garotas sem poderes.

No Brasil essa história só foi publicada pela Ebal em um edição extra da Invictus. Duas curiosidades: na capa a revista prometia a presença de 100 heróis. A história não tinha 100 heróis. A segunda é que na Ebal a Liga da Justiça era chamada de Os guardiões.

Ps: Dá para baixar o scan aqui: http://guiaebal.com/invictus09.html

Sem comentários: