domingo, fevereiro 28, 2021

Fundo do baú: Os Trapalhões

 

Os Trapalhões foi um grupo humorístico brasileiro que obteve sucesso na televisão e no cinema desde meados da década de 1960 até por volta de 1990. O grupo era composto por Didi Mocó (Renato Aragão), Dedé Santana, Mussum e Zacarias.
A formação mais conhecida ficou famosa em um programa que estreou na rede Globo em 1977 e durante anos foi a maior audiência do horário.
Os Trapalhões entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o programa humorístico de maior duração da televisão, com trinta anos de exibição.
Curiosidades:
O primeiro filme d'Os Trapalhões, Na Onda do Iê-Iê-Iê (1965), contava apenas com a dupla Didi e Dedé.
O primeiro filme do quarteto clássico foi Os Trapalhões na Guerra dos Planetas. Sete destes filmes estão na lista das dez maiores bilheterias do cinema brasileiro.
- Os trapalhões também saíram em gibi, publicado pela editora Bloch produzidas pelo estúdio Ely Barbosa cujos melhores momentos eram sátiras de filmes e de super-heróis.
Renato Aragão conta que temia levar o programa para a Globo. Afinal, na Tupi, ele tinha toda a liberdade para ser irreverente o quanto quisesse. A Globo era conhecida pelo seu padrão de qualidade, e o humorista não tinha certeza se os Trapalhões se encaixariam nele. Para não ter que recusar formalmente a proposta, ele chegou a fazer uma lista de exigências de três páginas na qual determinava quais seriam o diretor, redator e o horário do programa. Para sua surpresa, Boni aceitou sem questionamentos as exigências. Os Trapalhões mudaram, então, de emissora.
Bordões:
Mussum: Cacildis! Forevis!  “Criôlo é a tua véia!”, “Ui, ui, uuui!”, “Eu vou me pirulitar!”, “Glacinha (gracinha)!”, “Casa, comida, três milhão por mês, fora o bafo!”
Didi: Não fui eu! Eu nem sabia que ela era casada! É fria! Ô da poltrona!
Zacarias:  “Eu não sei falar tática, eu só sei falar tatica”; “Só brinco em serviço”.

Sem comentários: