sexta-feira, abril 30, 2021

Jornada nas estrelas – a revista em quadrinhos

 


Peter David é um cara que nunca decepciona. Pode ter não fazer obras-primas, mas sempre consegue fazer um quadrinho divertido. Bom exemplo disso é sua fase no título de Star Trek publicado aqui pela editora Abril entre os anos 1991 e 1992.
A história começa com os Klingons pedindo a cabeça de Kirk. Na primeira história, Kirk tenta salvar um rebelde de um planeta dominado por um ditador chamado Salla e com isso com isso, todo um império resolve colocar Kirk como inimigo público número. Resultado: os impérios Klingon e Nasgul passam a oferecer recompensas cada vez mais valiosas pela cabeça do capitão da Entreprise. Caçadores de recompensa começam a corrida para ganhar o prêmio. De uma hora para a outra, é como se a Entreprise tivesse pintada nela um alvo gigante.
Peter David explora bem as relações entre os diversos tripulantes da Entrepise, sejam os clássicos ou os criados por ele e traz para o quadrinho a leveza da série original. Falta o sense of wonder que era comum no seriado clássico, mas isso é compensado pela ação e por um bom trabalho com tramas e subtramas. O desenho de James W. Fry não é grande coisa, mas também não decepciona e funciona bem nas sequências de humor.
Uma curiosidade é que o visual dos personagens é o dos filmes, e não da série de TV.
A revista durou nove números e publicava também as aventuras da Nova Geração escritas por Michael Jan Friedman e desenhadas por Pablo Marcos. Na época nem mesmo a série de TV de Nova Geração havia encontrado seu caminho próprio, modo que a equipe dos quadrinhos acaba fazendo um bom trabalho. Além disso, Pablo Marcos era um bom desenhista, com uma incrível capacidade de reproduzir a fisionomia dos atores.  
Foi uma revista divertida e um dos melhores quadrinhos de Star Trek – considerando-se que alguns publicados ao longo dos anos ou eram totalmente sem noção ou eram absolutamente ilegíveis.

Sem comentários: