sexta-feira, abril 16, 2021

Ken Parker – Um hálito de gelo

 


Em 1984 Berardi e Milazzo estavam insastisfeitos com o ritmo insano de produção em massa da Bonelli, com álbuns de aproximadamente 100 páginas produzidos mensalmente. A solução foi criar a própria editora e publicar álbuns de luxo. O primeiro desses álbuns, “Hálito de gelo” foi lançado no Brasil pela editora Ensaio em 1994.
Além da história do título, o álbum traz uma história introdutória, “Os cervos”, uma rica demonstração narrativa da dupla. Na HQ, Ken está caçando cervos quando descobre que atirou numa fêmea com filhotes e, compadecido, começa a tratar de sua perna atingida e alimentar a família. A história não tem texto, apenas imagens – e ele seria totalmente desnecessário. A história é poética, pungente, com um plot twist emocionante.
Em “Um hálito de gelo” Ken está fugindo para o Canadá em um perigoso caminho pelas montanhas geladas depois de ser acusado de matar um policial.
Junto com ele fogem um índio que acabou de fugir da prisão (e para isso matou o carcereiro), um casal em que a mulher fugiu do marido e um repórter fazendo uma matéria sobre essa rota de fuga.
O grupo, que está sendo perseguido por policiais, enfrenta todo tipo de perigos, de lobos a ladrões, mas os conflitos internos são a maior ameaça. Berardi é um mestre na caracterização dos personagens e consegue explorar muito bem a personalidade de cada um e a relação entre eles.

Sem comentários: