sábado, abril 17, 2021

Vingadores ultimato

 


Antes de mais nada, um aviso: se você acha que contar qualquer coisa sobre o filme é spoiller, não leia este texto.

Vingadores ultimato é não só o ponto final da mega-saga marvelística no cinema (com um roteiro que costura todos os filmes anteriores em uma única trama). É também uma obra que ecoa algumas das melhores histórias em quadrinhos Marvel das décadas de 1970 e 80.
A trama inicia pouco depois os eventos do filme anterior. Metade da população do universo foi aniquilada pelo estalar de dedos de Thanos. Para trazê-los de volta, os Vingadores sobreviventes precisam voltar ao passado e reunir as jóias do infinito.
Esse plot permite que todos os heróis remanescentes tenham seu protagonismo em tramas com início, meio e fim, como se fossem gibis de heróis reunidos, contando uma história maior (o que, aliás, justifica e bem as três horas de filme).
Essa estratégia em que todos têm protagonismo vai se repetir até mesmo na batalha final. Sabemos exatamente o que cada herói faz ali. Ninguém está sobrando ou sendo apenas um enfeite: cada um, até mesmo os menos poderosos, têm seus momentos de brilho, ação e emoção. Jim Starlin era um cara que conseguia fazer isso bem nos quadrinhos: mesmo em uma mega saga cada herói tinha seu momento. Os irmãos Russo parecem ter aprendido bem com o mestre.
E, claro, muita gente tem saído chorando das salas de cinema. Há vários momentos emocionantes, em especial em relação a dois dos principais heróis (e, ao que parece, dos mais populares).

Sem comentários: