sábado, maio 01, 2021

Por trás dos seus olhos

 


Por trás dos seus olhos, minissérie inglesa em seis capítulos da Netflix, parece, à primeira vista, uma história de relacionamentos. Uma recepcionista de uma clínica psiquiátrica vai a um bar onde conhece um homem simpático e, depois de uma longa conversa, trocam um beijo. No dia seguinte ela descobre que ele é casado e é o novo psiquiatra da clínica onde trabalha. Depois, ela encontra rua por, por coinscidência, a esposa e acaba se tornando sua amiga, o que gera um conflito ético, uma vez que ela acaba se apaixonando pelo homem.

Esse plot, no entanto, logo vai se transformando numa trama de suspense. Há algo errado no casamento do psiquiatra e sua esposa, mas a balança pende para de um lado a outro a cada momento: ou ele é um marido abusador e violento, ou ela é uma esposa manipuladora e psicopata.

Finalmente, temos uma trama sobrenatural, que desemboca em duas viradas, a última delas, do tipo “nada era o que você imaginava”, nos últimos momentos do último capítulo.  

A minissérie tem sido criticada por essa virada sobrenatural, vista por alguns como forçada e incoerente com o resto. Mas, se você prestar atenção, já havia pistas do que realmente estava acontecendo ao longo dos capítulos anteriores, seja através dos flash backs, seja através dos sonhos da protagonista, seja através da luz azulada que aparecer em algumas cenas.

O maior problema da série parece ser o ritmo lento dos primeiros capítulos e o longo desenvolvimento dos personagens. Confesso que quase desisti. Mas vale a pena persistir.

Sem comentários: