domingo, setembro 12, 2021

Fundo do baú - Anos Incríveis

 


Anos Incríveis, no Brasil foi uma série americana criada por Carol Black e Neal Marlens.
O seriado contava a história do garoto Kevin Arnold e jornada rumo à vida adulta em plenos anos 1960, a era hippie. Questões sociais da época, como a guerra do Vietnã ou a luta por direitos civis eram misturadas ao melhor da trilha sonora desse período.
Os episódios são narrados por um Kevin já adulto, que relembra com saudosismo de sua infância, seu melhor amigo, Paul e sua paixão, Winnie Cooper. A narrativa, poética e emocionante é bem caracterizada pela frase: não foi bem assim que aconteceu, mas é assim que deve ser. 
O seriado durou seis temporadas na rede americana ABC, de 1988 a 1993. No Brasil, o programa foi exibido pela primeira vez na TV Cultura em meados da década de 1990 obtendo enorme sucesso, mais tarde TV Bandeirantes, Multishow e Rede 21 também exibiram a série até voltar à TV Cultura novamente.
A música de abertura é uma versão de Joe Cocker da canção "With a Little Help from My Friends", dos Beatles. A abertura, com partes de um filme caseiro, é só um aperitivo da ótima trilha sonora. Dizem inclusive que esse, que era um dos melhores aspectos do seriado, é também a razão dele não ter sido lançado em DVD, já que seria impossível conseguir os direitos de tantas músicas.
O texto final do seriado dá uma boa amostra da ótima narrativa em off: 
“Crescer acontece num bater de coração. Um dia você está de fraldas, no outro já se foi. Mas as memórias da infância ficam com você. Por um longo tempo. Eu me lembro de um lugar… uma cidade… uma casa. Como muitas outras casas… Um jardim como muitos outros jardins… Uma rua como muitas outras ruas. Depois de todos esses anos, Eu continuo olhando para trás… maravilhado! Foram Anos Incríveis!!!

Sem comentários: