sábado, setembro 18, 2021

The Sinner

 


A série da Netflix The Sinner parte de uma premissa interessante: nós vemos um assassinato e sabemos quem é o assassino. Mas não sabemos a motivação do assassino. São oito episódios em que o atormentado Detective Harry Ambrose (magistralmente interpretado por Bill Pullman) mergulha fundo na psique dos assassinos para enfim descobrir a motivação.
A primeira tempora – e melhor até agora - define bem as melhores qualidades do seriado. A história é instigante: uma pacata dona de casa está com o marido e o filho na praia quando, de repente, ao ouvir uma música, ataca um homem na praia com uma faca, matando-o. Ela não se lembra de conhecer o homem nem sabe porque cometeu o assassinato. Flash backs se misturam à investigação e vão revelando toda a complexidade da personagem: sua criação rígida por uma mãe extremamente religiosa, a irmã adoentada, o eterno sentimento de culpa – daí o título da série, que poderia ser traduzido como “pecadora”.
Nada disso parece bater com o que o detetive vai descobrindo: que ela foi viciada em drogas, que frequentou uma clínica de reabilitação, as mentiras contadas.
É uma investigação muito menos sobre fatos e muito mais sobre a psicologia da personagem (inclusive com a descoberta de memórias falsas induzidas pela mãe). É assim, nesse contexto de trama policial psicológica que The Sinner transita.
A primeira temporada foi baseada no livro homônimo da autora alemã Petra Hammesfahr, mas o sucesso fez com que os produtores decidissem por outras temporadas, cada uma baseada em um “assassino” (as temporadas têm os nomes desses personagens).
Na segunda temporada, um casal está levando o filho para visitar as cataratas do niagara quando, ao pararem em um hotel, são evenenados pelo filho. O detetive Harry Ambrose é chamado e mergulha não só na mente atormentada da criança, mas também na seita da qual ela participava.
Na terceira temporada, um homem morre num acidente e carro e o carona sobrevive. Mas tudo leva a crer que o carona não chamou o socorro a tempo, deixando que o amigo morresse. E a grande pergunta: por que ele fez isso?
The Sinner é, portanto, uma boa pedida para quem gosta de psicologia e curte tramas policiais.

Sem comentários: