sábado, outubro 09, 2021

Jon Sable – freelancer

 


Em 1983, a editora First entrou com tudo no mercado dos comics convidando artistas já consagrados para produzirem séries inéditas e autorais. O resultado foram trabalhos revolucionários, como American Flagg, mas também HQs que era essencialmente boas histórias bem contadas. Nessa última categoria se enquadra Jon Sable, de Mike Grell.

Sable é um mercenário urbano que combate criminosos e terroristas e, nas horas vagas, escreve histórias infantis no estilo senhor dos anéis através de seu alter-ego BB Flemm. É o tipo de personagem com o qual Grell se sente à vontade, vide sua ótima fase no Arqueiro Verde: muita ação misturada com toques de espionagem.

A sequencial inicial, com o personagem sendo atacado por três homens em uma espetacular página dupla dá o tom da história. No final, descobrimos que os três homens trabalham para o presidente Ronald Reagan, que teme um atentando na abertura da reunião das Nações Unidas e quer contratar os serviços de Sable. É de se perguntar porque simplesmente não contratá-lo ao invés de colocar três capangas para trocar socos com ele, mas esse é um quadrinho de ação, e o autor aproveita cada oportunidade de mostrar uma peleja.



E, claro, o terrorista é alguém do passado de Sable, o que costura o roteiro, deixando-o redondido.

Grell gostou tanto da série que abandonou todos os outros compromissos para se concentrar apenas nesse gibi.

Sable fez sucesso e foi publicado até o número 56. No Brasil saíram apenas quatro exemplares, pela Cedibra.

Sem comentários: