terça-feira, março 29, 2022

Os goonies

 


Imagine um filme produzido por Steven Spielberg (ET), dirigido por Richard Donner (Superman) e escrito por Chris Columbus (de esquecerem de mim e Harry potter). Com uma equipe dessas, o resultado só poderia ser um clássico, não? Pois é exatamente o que aconteceu com Os gonnies, filme de 1985.

Na trama, um grupo de garotos (os auto-denominados Goonies) vão se separar: as famílias serão desalojadas por conta de uma hipoteca que irá vencer. Mas eles encontram um mapa do tesouro que poderá saldar a dívida e garantir que todos permaneçam no local.

No processo, eles acabam se deparando com uma família de bandidos, os Fratelli, que também querem o tesouro.

O resultado é uma tremenda aventura com toda a cara dos anos 80, uma jornada cheia de perigos e armadilhas que, claro, terminará com um final feliz. Mais Spielberg impossível.

O roteiro e as atuações forçam a mão no início, em especial o personagem Bolão, que não parece fazer outra coisa além de gritar ou reclamar da fome. Mas aos poucos, roteiro e atuações vão se ajustando e o expectador começa a simpatizar com os personagens, que se tornariam antológicos, a exemplo do sonhador Mikey Walsh.

Muito do sucesso do filme se deve à direção segura de Richard Donner, alguém que sabia trabalhar com efeitos especiais e dar verossimilhança a uma trama fantástica – afinal, ele havia feito o mundo acreditar que alguém poderia voar com o filme Superman.

O resultado é um filme que se tornou um clássico da sessão da tarde.

Para as novas gerações, uma curiosidade: Os goonies foram uma das principais inspirações para Strange Things.   

Sem comentários: