sexta-feira, maio 27, 2022

Fundo do baú - Mundo da Lua

 



Mundo da Lua foi um dos seriados nacionais de maior sucesso da década de 1990. Criado por Flávio de Souza, o programa teve 52 episódios exibidos originalmente entre 1991 e 1992 na TV Cultura.

A série tinha como protagonista o garoto Lucas Silva e Silva, cujo sonho era ser astronauta. O primeiro episódio mostrava o aniversário de dez anos do personagem e as sucessivas frustações com os presentes recebidos: meias, cuecas, sapatos, cintos. Além disso, o bolo foi deixado fora da geladeira e a cobertura derreteu e os salgados foram congelados.

Parece ser o pior aniversário de todos, até que ele ganha do avô um velho gravador e começa a narrar sua versão do aniversário, em que tudo dá certo.

Estabelecia-se aí a estrutura do programa, dividido entre os fatos reais e a imaginação de Lucas. Um recurso que ajudava a criar o clima de fantasia eram os efeitos simples, mas funcionais do gravador, com luzes acendendo e barulhos de ficção científica. Somava-se a isso a fala do personagem: “Alô, alô, planeta terra! Aqui fala Lucas Silva e Silva, falando diretamente do mundo da lua!”.

O seriado também se destacava por retratar a família de classe média da época, com o pai professor tendo dificuldade para pagar as contas, a empregada doméstica que não desgrudava do rádio e parecia falar com o locutor, como se ele a ouvisse e o avô com alma de criança.

O elenco tinha verdadeiras estrelas, como Antônio Fagundes, que interpretava o pai de Lucas, Gianfrancesco Guarnieri, como avô e melhor amigo do garoto. Flávio de Souza, criador do seriado, fazia participações ocasionais como o atrapalhado tio Dudu. Aliás, na vida real, Flávio era casado com Mira Haar, que interpretava a mãe de Lucas.

Sem comentários: