terça-feira, novembro 29, 2022

Holambra – a cidade das flores

 


Holambra é a maior cidade de colonização holandesa do Brasil, daí seu nome, que mistura Brasil com Holanda. Localizada no interior de São Paulo a poucos quilômetros de Campinas, é uma das principais atrações turísticas da região e a principal produtura de flores do Brasil, respondendo por mais de 40% da produção nacional.

É uma cidadezinha pequena, com pouco mais de 12 mil habitantes, mas com ótima infra-estrutura e serviços públicos. A cidade é muito limpa (eu não vi lixo na rua em lugar algum) e conta com ótimo serviço de saúde. Eu tive uma alergia referente a um remédio que estava tomando e procurei a políclina do município. Fui muito bem atendido: não só recebi o anti-alérgico na veia, como ainda saí de lá com um remédio para substituir o que estava tomando. É também um local muito calmo, onde é possível andar mexendo o celular na rua de noite sem risco de assalto.

O grande problema da cidade é transporte. Nós fomos de ônibus e sofremos com a falta de Uber e os poucos taxis. O ideal é pegar um contato de um transporte (a maioria dos restaurantes e cafés tem cartões). Nós usamos o serviço de um motorista chamado Luís (19-991601836), que foi muito atencioso. Também é interessante contratar os serviços de um guia, especialmente se você for passar pouco tempo na cidade. Nós ficamos apenas dois dias e conseguimos ver tudo graças à guia Liliane (19 – 992724522).


Ficamos em um hotel muito bom, mas longe do centro. Ideal para quem está de carro. 


Nós ficamos no Parque Hotel Holambra, um local maravilhoso, muito agradável, como ótimo café da manhã, mas longe do centro. Perfeito para quem está de carro. Para quem está a pé o ideal é pegar um hotel ou pousada no centro da cidade. Há vários.

Holambra é a cidade das flores e a maioria das atrações estão relacionadas a elas ou à imigração holandês. A maioria dos pontos turísticos ficam próximos, como o corredor dos guarda-chuvas e o Deck do amor (onde os casais costumam colocar cadeados com seus nomes).



O Parque Van Gogh é outra parada obrigatória. É um belo lago circundado por casas no estilo holandês nos quais é possível tomar café ou saborear o sorvete de flores.

Outro ponto turístico é o Boulevard Holandês, uma rua na qual estão vários restaurantes típicos holandeses e lojinhas. Nas proximidades do Boulevard há vários mini-shoppings com vendas de flores e artesanato.

O moinho holandês reproduz um moinho típico. Os turistas podem subir, conhecer a estrutura por dentro e tirar fotos com a bela paisagem. Ao lado do moinho há um galpão com vários vendendores de artesanato.



As fazendas de flores sempre foram pontos obrigatórios dos turistas. Mas eram fazendas, não locais apropriados para turismo. Assim, uma família local criou o Bloemen Park, que reproduz uma fazenda de flores, mas com toda a estrutura para turistas. Esse parque é visita obrigatória.

Uma curiosidade é que a cidade é ponto de encontro de ciclistas das cidades próximas. Já na estrada para Holambra já é possível ver vários grupos. E, como não poderia deixar de ser, todas as ruas da cidade têm ciclovia.

COMO CHEGAR DE ÔNIBUS: O ônibus para Holambra sai de Campinas no terminal de ônibus (ao lado da rodoviária). Pegue o coletivo Arthur Nogueira e desça na rodoviária de Holambra. A passagem sai por R$ 8,50.  





A cidade é ponto de encontro de ciclistas - e boa parte da ornamentação é feita com bicicletas. 


Os tamancos holandeses são um dos símbolos de Holambra. 

O parque homenageia o famoso pintor holandês. 

O Parque Van Gogh é um dos principais pontos turísticos da cidade. 

Uma das atrações da cidade é saborear o sorvete de flores. 

Não deixe de parar na entrada da cidade para tirar foto no portal. 

O moinho reproduz um moinho holandês. 

O Deck do amor é ponto obrigatório para os casais apaixonados. 


Os casais colocam os nomes em cadeados e prendem na ponte. 




Os orelhões da cidade reproduzem os famosos tamancos holandeses. 

As lojinhas de comidas imitam o estilo arquitetônico holandês. 

A rua dos guarda-chuvas é uma das grandes atrações da cidade. 





O Bloemem Park reproduz uma fazenda de flores. 



Os ambientes da estufa do Bloemen são temáticos. Um homenageia Van Gogh...

Outro homenaageia o circo... 

... e outro homenageia o Rio de Janeiro. 


O parque tem o mais variado tipo de flores. 


Sem comentários: