sábado, dezembro 31, 2022

As vacinas e a evolução da ciência

 

 O grande argumento dos que são contra a vacina para covid é dizer que uma vacina leva anos, décadas para ser criada.

De fato, a vacina para febre tifóide levou 104 anos.

A vacina para varíola levou 250 anos para ser aplicada em massa.
Se fosse considerar isso, uma vacina para covid só poderia aparecer daqui a 250 anos.
Mas esse tipo de raciocínio não leva em conta o desenvolvimento da ciência, que desde o século XX começou a ocorrer em progressão geométrica (1,2,4,8,16... ) ao invés de progressão aritmética (1,2,3, 4 ....).
Só para se ter ideia, acredita-se que só no século XX a ciência e a tecnologia avançaram mais do que em toda a história da humanidade. E apenas na primeira década do século XXI a ciência e a tecnologia avançaram mais que todo o século XX.
Então, uma vacina que antes levava 250 anos para ser elaborada hoje pode ser elaborada em meses com a tecnologia atual e especialmente se houver interesse político e financeiro.
A vacina para malária já está em pesquisa há mais de 100 anos e não se chega a uma vacina pela simples razão de que não há nenhum interese financeiro ou político no assunto. A rainha da Inglaterra não corre o risco de morrer de malária, o presidente dos EUA não corre o risco de morrer de malária, só quem corre o risco é o ribeirinho amazônico que não tem nem dinheiro para pagar pela vacina - então ninguém investe na vacina para malária.
Já o coronavírus paralisou a economia mundial e colocou a vida dos poderos em risco - então, há o maior interesse em descobrir-se logo a vacina, por isso houve tanto investimento. E por isso resultados tão rápidos.

Sem comentários: