quinta-feira, março 30, 2023

Mosaico de Ravena - Matintaperera

 

Se eu pudesse indicar uma trilha sonora para meu livro Cabanagem, seria a obra do maestro paraense Waldemar Henrique. O maestro revolucionou a música clássica brasileira ao trazer para ela batidas e temas populares. Várias de suas músicas falavam de mitos amazônicos: Boto, Curupira, Matinta Pereira, Jurupari. Mas ele não dava um tom infantil a essas
lendas. Ao contrário: suas músicas eram sombrias como as matas amazônicas e o
melhor exemplo desse clima é Matinta:

Matinta Perera chegou clareira
e logo silvou
no fundo do quarto Manduca Torquato
de medo gelou
Matinta quer fumo
quer fumo migado
meloso melado
que dê muito sumo
Torquato não pita não masca nem cheira
Matinta Perera vai tê-la bonita
Matinta Perera de tardinha vem buscar
o tabaco que ontem a noite eu prometi
Queria Deus ela não venha me agoirar
Queria Deus ela não venha me agoirar
ah!

Matinta, preta velha mãe maluca, pé de pato
Queira Deus ela não venha me agoirar
Matinta Perera chegou na clareira
e logo silvou
no fundo do quarto manduca torquato
de medo gelou
que noite infernal

De todas as versões dessa música, a que melhor
encarnou esse clima de conto de terror foi feita pelo grupo paraense Mosaico
de, a começar pelo grito aterrorizante da Matinta. 


Para comprar meu livro Cabanagem, clique aqui.

Sem comentários: