segunda-feira, junho 12, 2023

Fundo do baú - Batfino

 


Batfino foi um desenho animado criado por Hal Seeger e exibido de 1966 a 1967, num total de 100 episódios de 5 minutos.

O protagonista da série é um morcego com asas de aço que lhe permitia sobreviver aos tiros dos bandidos (ele sempre dizia: “suas balas não me atingem, minhas asas são como uma couraça de aço”). Ele também tinha um sonar supersônico que lhe permitia descobrir a localização de bandidos. Seu ajudante era Karatê, um oriental enorme, com dentes frontais salientes, especialista em artes marciais. Ambos andavam num fusca chamado de Bat-lac (uma referência ao cadlac).

Criado às pressas para aproveitar o sucesso da série do Batman, o seriado tinha uma linha mais aventuresca, com poucas cenas de humor. Lembrava muito os matinês, com a ação parando em determinado ponto e o narrador perguntando se Batfino iria sobreviver – então a ação voltava e ele conseguia facilmente se libertar.

O vilão das histórias na maioria era um tipo esquisito chamado Hugo a Gogo.

A semelhança com o seriado do Batman de Adam West ficava claro logo na abertura. Imagens de mãos atirando contra o Karatê apareciam em meio a grandes onomatopeias no estilo pop arte. Uma música, muito parecida com a do Batman começava a tocar. Batfino surgia, protegendo com suas asas seu ajudante. Enfim, aparecia o nome do personagem gravado numa parede como se fossem buracos de tiros.

Em O produtor louco, um produtor de cinema simula que um meteoro irá cair na cidade usando efeitos especiais. Batfino descobre que o meteoro era apenas uma projeção: “Alguém queria evacuar a cidade e agora está roubando tudo que não está cimentado no chão”. “Pela primeira vez na sua vida, Batfino está equivocado”, diz o locutor, e corta para o produtor de filmes serrando uma estátua cimentada no chão.

Batfino usa seu sonar para encontrar o esconderijo do vilão.

O produtor faz aparecer um leão para espanto de Karatê, mas Batfino explica que se trata de uma projeção. Quando o vilão usa um canhão para atirar na dupla, Karatê acha que se trata de outra projeção.

Batfino finalmente encontra o produtor, mas este o soterra com pipoca e o coloca numa caixa que irá cair num caldeirão de manteiga fervente. A cena paralisa e o locutor diz, no melhor estilo dos seriados matinês: “Nosso paladino da justiça terminará seus dias transformado em biscoito de milho?”. Claro que no final o herói termina se livrando da ameaça da forma mais simples possível.  

Sem comentários: