domingo, junho 04, 2023

Fundo do baú - Manda-chuva


Manda-chuva é uma série de animação da Hanna-Barbera exibida originalmente entre 1961 e 1962, num total de 30 episódios.

A série tem como personagens um grupo de gatos no beco Hoagie, em Nova York (no Brasil, os tradutores colocaram as histórias se passando em Brasília).

Manda-chuva é um típico malandro, que só pensa em tirar vantagens das situações. Abertura dava o tom da série ao mostrá-lo andando numa limusine (na verdade, ele estava no para-lamas do carro), entrando num restaurante chique e se servindo da marmita de um trabalhador. A letra dizia: “Chegou O Manda-Chuva o tal, é O chefe, o maioral, malandro como ninguém Mas com pinta de ‘gente-bem”".

Manda-chuva usa frequentemente um telefone num poste que deveria ser de uso exclusivo da polícia, serve-se do leite deixado na frente das casas e lê os jornais que os jornaleiros jogam nos quintais.

Além de Manda-chuva, o grupo tinha batatinha, um simpático gordinho, Gênio, um gato tristonho pouco inteligente, Bacana, o galã do grupo, com seu cachecol francês, sempre tentando conquistar as gatinhas que encontra, Xuxu, um gato oriental que está sempre com as mãos nas costas e Espeto, que na versão brasileira virou nordestino e tem como bordão o famoso “Ó xente, Manda-chuva”.

Os episódios geralmente giravam em torno de algum plano mirabolante de Manda-chuva e as tentativas do Guarda Belo de deter os malandros.

Sem comentários: