quarta-feira, abril 10, 2024

Ernie Pike, de Oesterheld e Pratt

 


Quando foi lançada, em 1957, a série com o repórter Ernie Pike revolucionou as histórias em quadrinhos de guerra. Saiu o ufanismo e o maniqueísmo e entrou a profundidade psicológica. O repórter Ernie Pike não contava histórias de heroísmo, mas histórias com profundo teor humano.

A série, publicada na revista Hora Cero, tinha roteiro do argentino Héctor Oesterheld e desenhos do italiano Hugo Pratt, que à essa altura morava na capital portenha. Pratt fez o repórter com as feições do roteirista-editor, mas a base para a criação do personagem tinha sido o jornalista Ernest Taylor Pyle, também conhecido como Ernie Pyle. Pyle se destacara com textos realistas sobre a guerra, fascinando milhões de leitores norte-americanos com suas histórias.

O personagem era visualmente baseado no roteirista. 


Como seu equivalente da vida real, Ernie Pike narrava histórias pouco convencionais sobre a II Guerra Mundial, muitas vezes irônicas, a exemplo do soldado inglês que fugira dos comandos que tentavam salvá-lo achando que se tratavam de canibais. Outras eram pueris, como da tenente do corpo auxiliar feminino do exército norte-americano que sonhava com um rapaz alto, loiro, que tivesse uma pinta na bochecha direita e fumasse cachimbo. Mas quando o encontra, descobre que ele é um oficial alemão. Há aventuras impressionantes, em que a narrativa é estentida ao máximo do suspense e da tensão, como em Comboio para malta, sobre um navio levando suprimentos para o porto de Malta e que o faz sob pesado fogo inimigo.

Mas os grandes relatos, os que realmente valem o luxuoso álbum publicado pela editora Figura, são os dramas humanos. E desses, o melhor representante é Desencontro. O conto é protagonizado por dois amigos ingleses, Crazy Holden e Tenente Long, cada um deles comandando um tanque durante a guerra na África. Oesterheld e Pratt conseguem fazer um conflito formado essencialmente por máquinas de combate resplandecer de sentimentos humanos e muita ação até o final apoteótico e irônico, no qual o único sobrevivente enlouquece, acreditando que foi traído pelo amigo.

A história que provocou atrito entre os criadores: um soldado alemão abandonando sua posição para salvar a boneca de uma menina. 


Oeterheld humanizava não só os integrantes dos exércitos aliados. Alemães e japoneses são mostrados como pessoas normais, como defeitos e qualidades e muitas vezes gestos inesperados, como do alemão que sai do posto para salvar a boneca de uma menina francesa. Essa característica do roteiro foi inclusive motivo de discórdia entre Oesterheld e Pratt. O desenhista acreditava que o roteirista humanizava demais os alemães por ser descentes desse povo.

A enorme edição da Figura reúne todas as histórias do personagem criadas pela dupla. É um volume de fôlego, com 350 páginas que incluem não só as HQs, mas também as belíssimas capas criadas por Pratt. A edição permite perceber também, que à certa altura do italiano começou a perder interesse pela série, talvez pelas discordância sobre o roteiro, o que fez com que seu desenho se tornasse menos caprichado. Mesmo assim, o volume é obrigatório na estante de qualquer fã de quadrinhos.

Em tempo, a capa produzida pela editora Figura, além de linda, é a perfeita representação da série, ao mostrar soldados mortos e a foto de uma família em um capacete caído.

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