quarta-feira, julho 17, 2024

Ano Um

 


Ano Um, filme dirigido por Harold Ramis, estrelado por Jack Black, tem uma proposta tão interessante quanto profana: recontar trechos da Bíblia de forma humorística.

Black faz o papel de um caçador desastrado (que chega a acertar uma flecha em outro caçador durante uma caçada e tem como melhor amigo um colhetor de frutas (interpretado por Michael Cera). Juntos, os dois parecem os maiores perdedores de toda a aldeia, de modo que as mulheres pelos quais estão apaixonados nem mesmo olham para eles.

Tudo muda – para pior – quando Zed (Jack Black) resolve comer o fruto da árvore do bem e do mal. Isso faz com que ele seja expulso do local, numa referência direta à expulsão do paraíso. Antes de partir, o personagem, acidentalmente coloca fogo na aldeia.

Assim, ele e o amigo vão vagar pelo mundo, vivenciado episódios bíblicos, como Caim matando Abel, impedem Abraão de matar seu filho e vão para Sodoma, onde pretendem libertar as mulheres pelas quais são apaixonados, e que foram feitas prisioneiras. A aventura é geralmente pontuada por cenas de humor, como Caim matando “acidentalmente” seu irmão Abel diversas vezes.

Como se vê, o roteiro é uma verdadeira balbúrdia que mistura humor com bizarrices. Não é um grande filme, mas certamente diverte. Está disponível na Netflix. 

Sem comentários: