segunda-feira, setembro 02, 2024

Os melhores filmes de terror


E lá vamos nós para mais uma lista. Dessa vez, a relação é de filmes de terror e suspense. Listas são sempre pessoais e servem mais como indicação de obras interessantes que podem ser lidas ou assistidas. Aqui, dei prioridade aos filmes que assisti. Mas podem acrescentar outros nos comentários.




O Iluminado
Talvez o grande filme de terror. Uma das primeiras opções quando se pensa num filme do gênero que se aproximou da genialidade. O iluminado é baseado em um livro de Stephen King sobre um menino com poderes paranormais preso com a família num hotel no meio da neve. E as coisas começam a complicar quando fantasmas começam a aparecer, despertando o lado assassino do pai. O curioso aí é que existe sempre a dúvida: os fantasmas existem mesmo, ou é apenas o pai tendo um surto psicótico? As cenas das garotinhas gêmeas e do corredor sendo inundado de sangue são antológicas. Kubrick sabiam como criar images que ficavam na retina.




Sexto Sentido
O filme de Shyamalan pegou muita gente de surpresa: o que parecia um simples filme de fantasmas revelou-se uma obra com muitas camadas de significado. É o tipo de filme que você precisa assistir várias vezes.




O bebê de Rosemary
Um filme sem monstros ou sem terror explícito, mas mesmo assim um dos mais assustadores de todos os tempos: uma mulher, está grávida e desconfia que o marido participa de uma seita satânica e que o bebê é filho do demônio. Uma das obras-primas de Roman Polanski. 




Alien, o oitavo passageiro
Ficção-científica e terror se unem perfeitamente nesse filme de Ridley Scott. O roteiro explora muito bem a tensão de pessoas em um local fechado lutando contra uma ameaça terrível.




Os outros
Dirigido pelo espanhol Alejandro Amenábar, esse filme rivaliza com Sexto Sentido em termos de final surpresa. Não, nem tudo é o que parece. Além do ótimo final, um filme com suspense a cada minuto.




Carrie, a estranha
Outra grande obra de Stephen King levada às telas, dessa vez por Brian De Palma. O filme capta perfeitamente o clima tenso do livro, no qual uma adolescente descobre que tem poderes paranormais e praticamente destroi uma cidade depois de ser vítima de bullying. A cena dela andando pela cidade toda suja de sangue é uma das mais famosas do cinema e foi imitadíssima. E o final, bem, até o King disse que o final do filme é melhor do que o do livro.


O gabinte do Dr. Caligari

Um dos grandes clássicos do terror e um dos meus filmes prediletos de todos os tempos. Foi o primeiro filme a mostrar que o cinema podia trabalhar com uma realidade subjetiva, imaginária. Foi o primeiro filme a ter flash back. Também foi o primeiro filme a utilizar as vanguardas artísticas como base (no caso, o expressionismo, com inquietantes paineis pintados). Também foi um dos primeiros filmes a ter um plot twist. Galigari é o melhor do terror psicológico e foi tão inovador para a época que até hoje é atual. Poucos cineastas se aventuraram a experimentar tanto, mesmo depois de 90 anos. Direção de Robert Wiene a partir de um roteiro realmente genial de Hans Janowitz, Carl Mayer e Fritz Lang.

Sem comentários: