quarta-feira, dezembro 14, 2005

Dia desses um aluno me perguntou quem foi a pessoa responsável pelo Capi ter feito um bom governo.
Diante da minha cara de dúvida, ele respondeu: “O Luiz Melo”. E explicou: “Como o Melo estava sempre no pé do Capi, sempre que o Diário denunciava alguma coisa, o Capi se apressava em resolver”.
É uma bela reflexão sobre a importância e o papel da imprensa. A imprensa é o quarto poder, um poder de fiscalização e denúncia, sem a qual os governantes fariam o que quisessem, e nesse sentido, um jornal de oposição pode ser muito mais valioso para o governante do que um jornal que apóie o governo. É, que, ao contrário do que muitos acreditam, o fato de não sair no jornal não significa que o povo não saiba. Eu mesmo já soube de várias operações abafa que funcionaram bem na imprensa, mas não puderam evitar que o povo passasse a informação boca-a-boca.
Digo isso porque a reportagem da Folha do Amapá (e talvez as notinhas deste humilde blog) sobre o estado de abandono do projeto de urbanização do Congós tiveram resultado com a prefeitura: os operários voltaram a trabalhar no canteiro central e até os locais de retorno, que estavam alagados por causa da chuva, impedindo carros e pedestres de passarem de um lado para o outro da Claudomiro, foram aterrados.
Infelizmente, o asfaltamento, que está sob responsabilidade do Governo do Estado, não continuou. Parece que governador não lê jornais (nem blogs...).

Sem comentários: