terça-feira, janeiro 10, 2006


O Jeferson, um dos grandes caras da cena quadrinística de Belém, me mandou a seguinte mensagem:

Já que o papo agora e novela ai vai uma listinha pessoal de algumas novelas que pelo menos tentaram propor uma nova linguagem a teledramaturgia da tv brasileira.

Irmãos Coragem- Um faroeste caboclo de proporções épicas de fazer inveja a qualquer Sergio Leone.

Roque Santeiro- Um roteiro altamente subversivo invadiu os lares brasileiros em 1985, depois de dez anos censurada a saga de roque santeiro e sua galeria de personagens inesquecíveis parava o Brasil as oito e meia da noite.

O Bem Amado- Primeira novela a cores da Globo e também a primeira a misturar critica social e humor de forma perfeita, pelas ruas da fictícia Sucupira desfilavam prefeitos corruptos , jagunços, padres, donzelas balzaquianas sem duvida a primeira obra prima de Dias Gomes.

Vale Tudo- Um retrato amargo de um Brasil onde a lei de Gerson ainda vigora.

Saramandaia- Gabriel Garcia Marques para as massas, pelas ruas da Cidade de Saramandaia circulavam personagens fantásticos, um homem que espirra formigas, lobisomens, Uma mulher obesa que explode em praça publica, um homem que pode voar.

Pecado Capital- “Dinheiro na mão e vendaval.....” quando o samba de Pulinho da Viola tocava as oito e meia da noite o Brasil parava para acompanhar a trajetória do taxista Carlão as voltas com uma mala de dinheiro encontrada no banco de trás de seu carro ate a sua morte no ultimo capitulo. Pecado Capital e de uma época em que o autor ainda era dono de sua própria obra.

Que rei sou eu?- Comedia escrachada sobre uma revolução popular contra a corrupção em um reino muito muito distante (ou não)

Guerra dos Sexos- A Globo contrata Fernanda Montenegro e Paulo Autran para tentar dar credibilidade as suas novelas não conseguiu mas criou uma obra prima do humor pastelão que criou um estilo novela que volta e meia e imitado.


Bem, já que ele decidiu fazer sua lista de novelas, aí vai algumas novelas que me marcaram. Como quase sempre estudei ou trabalhei à noite, poucas dessas novelas eu assisti integralmente, mas ainda assim me marcaram:

Pantanal – foi a primeira novela que despertou para o potencial artístico da teledramaturgia.

Renascer – o primeiro trabalho de Benedito Rui Barbosa depois de Pantanal, e provavelmente o ponto mais alto de sua carreira.

Roda de fogo – essa me chamou atenção pelo vilão carismático interpretado por Tarcísio Meira. O filho rebelde também era um personagem muito bom.

Alma Gêmea – de Walcyr Carrasco, pelo belo texto e pela temática espiritual.

O Bem amado – Dias Gomes foi um dos mais importantes dramaturgos brasileiros e mostrou isso nessa novela, que eu só fui conhecer depois, quando virou série.

Roque Santeiro – quem não assistiu? Ainda hoje, quando vejo pessoas falando difícil, mas sem qualquer conteúdo, lembro do professor Astrogildo...

Que rei sou eu? – na época dei pouca atenção para essa genial critica social. Essa novela é que o Bang Bang queria ser.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ivan, teve uma novela que gostei muito e que nunca reprisou e pouco se fala nela. Foi Bambolê, que mostrava o Rio de janeiro e o Brasil com todo o romantismo e os preconceitos na década de 50. Singela, e muito legal. Dancing Days também me marcou muito. Mas O bem Amado é Que Rei Sou Eu, representam grandes momentos da dramartugia brasileira.