terça-feira, abril 04, 2006

Olhem a forma meiga como Isabela Boscov fala da implantação do Estado Mínimo na Inglaterra

"Ninguém acusaria Thatcher de ser um doce-de-coco, mas o que ela fez não foi concentrar o poder do Estado, e sim enxugá-lo e estimular os ingleses (ainda que com aquela truculência que lhe era peculiar) a cuidar de sua própria vida. Quanto mais um cidadão depende do Estado financeiramente ou do ponto de vista das decisões, mais sujeito estará a ter de beijar a mão que o alimenta."

Para quem não sabe, o Estado Mínimo é uma doutrina neo-liberal segundo a qual o Estado não deve ter responsabilidades sociais. No Estado Mínimo, a educação, a saúde e a segurança ficam por conta do próprio cidadão. Se quiser saúde, ele que trate de pagar um plano de saúde. Se quiser educação, ele que trate de pagar uma escola particular. Se quiser segurança, ele que trate de pagar um segurança particular (como estão fazendo os deputados amapaenses, só que eles estão fazendo isso com dinheiro público, e aí não vale). Ao Estado, sobrariam apenas as funções de fiscalização e controle. O que o cidadão pode se perguntar é porque razão ele deveria pagar imposto, já que ele não tem por direito receber nada em troca desse imposto pago. No caso do Brasil, só o imposto que o brasileiro paga em cigarro e bebidas já era suficiente para custear esse Estado Mínimo...

1 comentário:

jeanokada disse...

Pois é. Mas se o Estado não precisa mais cuidar de Saúde, Educação e Segurança... pra quê precisamos de um Estado, não é mesmo? V está certo. =)