domingo, maio 20, 2007

Ben-hur de Gian Danton chega às bancas
A história de Bem-hur é uma das mais famosas do mundo ocidental, especialmente graças à versão cinematográfica de William Wyler, tendo Charlton Heston no papel principal, ganhadora de diversos prêmios óscar. Agora os jovens poderão conferir essa saga pelas palavras de Gian Danton, um dos mais atuantes roteiristas nacionais no volume Bem-hur, que chega às bancas ao preço de R$ 4,90.
O objetivo da coleção é apresentar histórias e personagens famosos de forma agradável e a preços populares. Nesse sentido, o volume ganha muito com as ótimas ilustrações de Luiz Saindenberg, em especial a bela capa pintada.
Gian Danton (pseudônimo de Ivan Carlo) é roteirista de quadrinhos desde 1989. Já trabalhou em diversas editoras do Brasil e do exterior. Seus trabalhos mais recentes incluem a graphic Manticore, ganhadora de diversos prêmios, inclusive o Ângelo Agostini de melhor roteirista de 1999. Outro trabalho recente foi o texto para o álbum War – histórias de guerra, desenhado pelo veterano Colonesse, lançado pela Opera Graphica. Atualmente Gian Danton mora em Macapá e trabalha como professor universitário e escreve livros para editoras do sul-sudeste e roteiros de quadrinhos para uma editora de Portugal. O volume dois da coleção Clássicos da Literatura Juvenil, Robin Hood, também foi de sua autoria.
Bem-hur conta a história de um príncipe judeu traído pelo melhor amigo, que o acusa injustamente de tentar matar o governador romano na Judéia. Bem-hur é mandado para as galés, de onde a maioria dos presos só saem mortos, e sua mãe e sua irmã são presas em infectos calabouços. Mas Bem-hur não desiste e luta com todas as suas forças para se vingar e livrar sua mãe e sua irmã da prisão.
"Bem-hur fala a todos aqueles que passam por dificuldades e precisam de alento para superar as adversidades da vida e fascina pela aventura grandiosa, com um herói que parece inabalável diante de tudo que lhe acontece", escreve o autor, no prólogo.
Bem-hur fez sucesso por ser não só uma história de vingança, mas também de superação espiritual. A saga do príncipe judeu é entremeada com a de Jesus Cristo e em vários momentos as duas narrativas irão se tocar, revelando um conteúdo que vai muito além da simples aventura.
A coleção ainda vai publicar mais um volume escrito por Gian Danton. Trata-se de Hércules, o famoso herói grego.

Sem comentários: