sábado, junho 30, 2007


Como a revista O PAVIO começou a fazer muito sucesso, começamos a ter problemas com a fila de pessoas querendo colaborar com a revista, que muitas vezes não nos deixavam fazer nada. Assim, elaboramos uma carta aos pretensos colaboradores, que quiserem enviar textos para a revista (isso vale para você também, ok?). Aí vai:

Caros colaboradores,

Ficamos muito felizes com seu interesse em colaborar com a revista O PAVIO, mas antes de embarcar nessa roubada, é importante que você saiba de algumas coisas:

1 – Nosso público-alvo são adolescentes universitários ou pré-universitários. Textos jornalísticos devem ser de assuntos de interesse desse público.
2 - A revista O PAVIO tem uma linguagem própria que não é necessariamente a linguagem padrão-formal. Os textos devem refletir o que se fala nas ruas, as gírias, as expressões regionais, ou seja, deve parecer uma conversa com o leitor.
3 – A linguagem da revista passa pelo aspecto visual. Ao invés de fotos, damos preferência a ilustrações e charges.
4 – Textos literários devem ser preferencialmente crônicas humorísticas. Textos curtos e com linguagem ágil.
5 – Há situações em que determinados temas não podem ser tratados de forma engraçada. Nesse caso, faça com que não fique excessivamente pesado, usando textos curtos.
6 – A revista O PAVIO é também um laboratório de jornalismo, de modo que não procuramos seguir o jornalismo convencial. Estilos diferenciados, como o gonzo jornalismo e o novo jornalismo são muito bem-vindos.
7 – Não se auto-censure ao escrever. Deixe que o editor censura você.
8 – Os limites são limites éticos. Não queremos ser processados.
9 – Revise seu texto e só o entregue depois que ele estiver ok. Já tivemos caso em que foi publicada a versão errada de um texto. Portanto, entregue só depois de ter certeza de que é isso mesmo que você deseja.
10 – Não se leve muito a sério. Aqui ninguém se leva a muito a sério e esse é por isso que conseguimos tirar sarro até de nós mesmos.
11 – Divirta-se ao escrever. Se você não se diverte, o leitor não irá se divertir ao ler.

Se depois de ler tudo, você ainda quer embarcar, avise-nos com antecedência sobre o tipo de texto e assunto para que possamos colocar na programação da revista.

1 comentário:

esteblogminharua disse...

OI, Gian, Beleza de blog. Parabens.
Tentei acessar o link do texto mas nao consegui. Deu pagina nao encontrada. Verifique, OK?
Franz