terça-feira, julho 24, 2007

Campeões de leitura das bibliotecas do Metrô


Diariamente, a secretária Sirlea Maria dos Santos coloca a leitura em dia ao aproveitar o tempo que passa dentro do metrô de São Paulo quando se dirige ao trabalho. São quase três horas de viagem na rede metroviária paulista, divididas entre ida e volta, em três linhas: Vermelha, Azul e Verde. Ao todo já leu cerca de 120 livros, o que dá uma média de um exemplar por semana. Os títulos são emprestados da biblioteca Embarque na Leitura, instalada na estação Paraíso. Sirleia é sócia desta unidade desde sua inauguração, em setembro de 2004.

"Para quem gosta de ler, a biblioteca do metrô é uma grande oportunidade", afirma Sirleia. Ela conta que antes da abertura da unidade Paraíso, comprava livros em sebos. "Cheguei a procurar bibliotecas na região, mas a mais próxima era a Biblioteca Mario de Andrade e ficava fora do meu itinerário", diz.


A biblioteca Embarque na Leitura faz parte do projeto Bibliotecas no Metrô, idealizado e gerido pelo Instituto Brasil Leitor (IBL). Além da estação Paraíso, o projeto está presente também nas estações Luz e Tatuapé, inauguradas, respectivamente, em 2006 e 2005. Juntas, as bibliotecas já emprestaram cerca de 150 mil livros. Ao todo, são 21.000 sócios, 67,5% pertencentes ao público feminino.


Recebi esse release por e-mail, pela lista do Digestivo Cultural. Olha que coisa legal. Enquanto tem gente se ocupando de sujar praias, outras estão se preocupando em melhorar o nível de leitura de nossa população. Parabéns para ONG Instituto Brasil Leitor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Usei uma imagem de seu antigo blogue, mas não consegui identificar o autor, por isso não pus referência. Deixei, no entanto, o link para o local de onde tirei a imagem.
Espero que não se incomode.
Em tempo, estive em São Paulo recentemente e infelizmente não conheci essa biblioteca, mas aproveitei minhas horas de metrô e lotação para pôr a leitura em dia. De volta à rotina do carro, sinto falta do tempo investido em leitura.

Abraço,

Pablo.