quinta-feira, agosto 30, 2007


Mais uma pergunta do livro que estou escrevendo (200 perguntas sobre nazismo):


Quem era o mais famoso espião nazista?

O mais famoso espião nazista era conhecido pelo codinome de Cícero, alcunha do turco Elyesa Bazna, criado doméstico do embaixador inglês na Turquia Sir Hughe Knachbull-Hugessen.
Quando o embaixador dormia, muitas vezes embriagado, ele entrava em seu quarto e mexia em sua pasta, fotografando documentos sigilosos dos ingleses sobre a guerra.
Seu verdadeiro patrão era o vienense Moyzisch, adido comercial junto à Embaixada alemã, dirigida por Von Papen, mas na verdade Coronel da Gestapo ou da SS.
Cícero aproximou-se do coronel nazista graças ao seu fraco por mulheres. Baixo e feio, ele precisava de dinheiro para sustentar suas amantes. Assim, ele repassava de dia para Moyzisch muitos dos segredos de guerra fotografados durante a noite em troca de 300 mil libras esterlinas.
Sua perdição foi seu gosto por mulheres. Um dia, ao encontrar-ser com o coronel nazista, viu ao seu lado a secretária, um bela moça, Cornélia Kapp. Não resistiu e passou longo tempo conversando com ela. Para impresioná-la contou que era o famoso espião nazista. Não sabia que a jovem era uma espiã a serviço do secreto norte-americano.
Depois de uma discussão com Moyzisch, a jovem Cornélia fugiu, indo se refugir entre os norte-americanos e revelando o segredo sobre a identidade de Cícero. Alertado, Elyesa pediu demissão e fugiu, levando consigo as 300 mil libras esterlinas.
Começou a vender carros usados e depois tornou-se empreiteiro, construindo na Turquia um luxuoso hotel, no estilo Hilton.
Mas se Cícero foi o mais famoso espião nazista, foi também o mais enganado. Acontece que Moyzisch o havia pago com libras falsas.
Esse dinheiro fazia parte de um plano nazista para derrubar a moeda inglesa, injetando moedas falsas em países neutros, como a Turquia. Depois desistiram da idéia e usaram esse dinheiro para pagar o espião.
Os ingleses rastrearam as notas falsas de pagador e finalmente chegaram a Cícero, que ficou sem um tostão e ainda teve de aturar a desilusão de ver sua amante grega ir embora.
Essa foi apenas a primeira vez que Cícero foi enganado por Moyzisch. Pouco tempo depois, o coronel escreveu e publicou um livro intitulado Operação Cícero, de enorme sucesso. Elyesa Bazna não levou um tostão. Depois o livro foi transformado em filme e o espião procurou o diretor, que o expulsou achando que se tratava de um louco.
Em 1968 Cícero apresentou-se em um programa de televisão dizendo-se paupérrimo e reclamando do governo alemão 250 milhões de marcos por serviços prestados durante a guerra. Não recebeu um tostão.

5 comentários:

Anónimo disse...

Sobre os comentários ou perguntas, gostaria de deixar bem claro, que não apoio o Nazismo. Jamais!!!!
Só não gosto, de hipocrisia histórica.

Abraços!!!

Walter Klattu

Anónimo disse...

Acredito, que estas 5 perguntas são interessantes:

1º- Por que os Americanos, não soltaram a bomba Atômica em Berlim?
Já que foi utilizada pela 1ª vez, com sucesso, no Novo México em 1943.

2º- Por que a resposta da pergunta anterior, tem haver com a guerra do Vietnam e do Iraque?

3º- Por que os Americanos, não seguiram os conselhos de Patton, para que usassem os próprios soldados Alemães capturados(Os Nazistas eram conhecidos como os melhores soldados), para expulsar os Russos da Europa, evitando um futuro e previsto conflito(Guerra Fria)?
Está pergunta, tem haver com a 1ª e 2ª.

4º- Por que ainda insistem em dizer que, a Alemanha perdeu a guerra por causa da Aviação mal empregada, ou por causa da Invasão na Rússia, e não ao estudo da Energia Atômica?
Estude e análise, os aviões: Arado 234, Go 229, He16210, Me 262. Avanço técnico, do equipamento e da mão de obra, e a invasão a Rússia.

5º- Por que acreditam, que a invasão da Alemanha na Polônia, foi o estopim para a Guerra?
Pois, o plano de dominação mundial, da Alemanha Nazista, era previsto para 1945.


Depois de perguntado, Dirak respondeu: “_Isso não é uma pergunta, é uma afirmação”.


Abraços!!!

Walter Klattu

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Eu acrescentaria mais uma pergunta: por que Hitler não foi contido logo no início? A resposta é: porque os países capitalista achavam que ele seria útil na luta contra os comunistas.

Anónimo disse...

Sim, parte do capital Nazista via de empréstimos de Bancos capitalistas estrangeiros. Mas, até que ponto foi à espera de um resultado ou apoio ao Nazismo?
Será, que foi um engodo que deu errado, para tentar jogar um contra o outro, Rússia e Alemanha?
Já, era sabido que Hitler não cumpria acordos. Pois, isso apareceu em um dos 1º’s perfis psicológicos traçados pela Cia, o do Hitler. Será que a Guerra foi adiantada, para resolver isso. Acabar com os Russos, e evitar que os Nazistas começassem a guerra em 1945, pois seriam imbatíveis.
Aparentemente, pelo uso da Bomba Atômica no Japão, o plano não deu certo.
E pior, só afugentou os Russos até 1949, quando eles entraram na era Atômica. Graças, aos cientistas Nazistas capturados, os mesmos que Hitler havia desconsiderado em 1937-1939.

Mas, sobre a principal resposta: Acredito, que o mundo não imaginava no avanço técnico belicoso e político que os Nazistas alcançaram. E o mais estranho, para sorte do mundo, foi que Hitler colocou de lado o estudo da Bomba Atômica, nos anos 30. O estudo, estava em um estágio muito avançado. Alguns dizem, que o germe da idéia, foi roubado por espiões americanos na Alemanha, e desenvolvida nos Estados Unidos. Entre outras coisas, Hitler só acreditou no avanço tecnológico dos jatos e outras armas poderosas, no final da guerra. Mas, já era tarde demais, para nossa sorte e do Philip K. Dick.

Abraços!!!

Walter Klattu

Anónimo disse...

Sim, parte do capital Nazista era proveniente dos empréstimos de Bancos capitalistas estrangeiros. Mas, até que ponto foi à espera de um resultado ou apoio aos Nazistas?
Será, que foi um engodo que deu errado, para tentar jogar a Alemanha contra a Rússia?
Hitler já era conhecido, por não cumprir acordos. Pois, essa confirmação já fora demonstrada em um dos primeiros perfis psicológicos traçados pela CIA, o de Hitler. Será que a Guerra foi adiantada, para resolver isso. Acabar com os Russos, e evitar que os Nazistas começassem o conflito em 1945, ano em que poderiam ser imbatíveis.
Aparentemente, pelo uso da Bomba Atômica no Japão, o plano não deu certo.
E pior, só afugentou os Russos até 1949, quando eles entraram na era Atômica. Graças, aos cientistas Nazistas capturados, os mesmos que Hitler havia desconsiderado em 1937-1939.

Mas, acredito que o mundo não imaginava o avanço técnico belicoso e político, que os Nazistas alcançaram. E o mais estranho, para sorte do mundo, foi que Hitler colocou de lado o estudo da Bomba Atômica, nos anos 30. Este estudo, estava em um estágio muito avançado. Alguns dizem, que o germe da idéia, foi roubado por espiões americanos na Alemanha, e desenvolvida nos Estados Unidos. Entre outras coisas, Hitler só acreditou no avanço tecnológico dos jatos e outras armas poderosas, no final da guerra. Mas, já era tarde demais.
Sorte nossa, e do Philip K. Dick.

Abraços!!!

Walter Klattu

PS: Fiz algumas correções no texto, se faltou algo, por gentileza, conclua!!!