terça-feira, setembro 04, 2007

Psicopatas: vitima como objeto




Outra característica dos psicopatas, tanto os assassino quanto dos psicopatas comuntiários, que vivem de golpes, é a forma como eles encaram suas vítimas. Para eles, todos são objetos e não pessoas. A transformação da pessoa em coisa é que permite a eles aplicarem seus golpes ou simplesmente matarem suas vítimas.
O filme A Cela mostra um psicopata que transforma suas vítimas em bonecas, coisificando-as.
Existe uma grande quantidade de relatos de psicopatas que destroem o rosto de suas vítimas ou simplesmente cortam a cabeça como forma de tirar delas a condição de ser humano.

Big Ed decapitava suas vítimas. Ted Bundy destroçava o rosto das mulheres que tinham o azar de se deparar com ele.
No filme O silêncio dos Inocentes a senadora que teve a filha sequestrada por um psicopata faz uma declaração na TV na qual fala repetidamente o nome da filha, numa tentativa de impedir que o assassino a veja como uma coisa.
Essa necessidade de controle faz também com que psicopatas se aproximem de pessoas que exercem funções de controle na sociedade. Policiais, políticos e altos executivos são amigos preferenciais de psicopatas. Big Ed, por exemplo, era amigo de todos os policias da cidade onde praticava seus crimes e tinha uma moto e um carro parecidos com os da polícia.

Sem comentários: