domingo, janeiro 06, 2008


Existe uma acusação comum de que os quadrinhos nacionais pecam por falta de bons roteiros. F.D.P., um lançamento da Un Hombre estúdio e produções, é um exemplo de como isso não é verdade. Embora os desenhos de J. Henrique e Téo Pinheiro sejam competentes, a estrela da revista é mesmo o roteirista Leo Santana.

Fernando Drummond Pessoa é um jornalista cínico, malandro e nada correto que se envolve com situações não-convencionais. Nesse número 1, um grupo de homens está assaltando um banco quando chega a polícia e eles pedem um jornalista para fazer a negociação. Fernando (ou FDP, para os mais íntimos) acaba entrando de laranja na história.

Lendo FDP, fiquei imaginando como Leo Santana se sairia escrevendo um personagem famoso, como John Constantine. Provevelmente bem. Todo bom roteirista leva em média 5 números para se acostumar com os personagens e fazer uma obra consistente (os Novos Titãs, de Marv Wolfman e George Peres foram um fracasso nos primeiros números; a série XIII, de W. Vance e J. Van Hamme parece um pastiche nos primeiros números), mas Leo Santana já mostra intimidade com o personagem desde esse primeiro número. Se tiver oportunidade, F.D.P. pode virar o John Constantine brasileiro.

A revista, com ótima impressão gráfica, pode ser comprada no site da Bodega ao preço de R$ 5,00.

Sem comentários: