domingo, janeiro 13, 2008


Uma amiga estava me contando uma lenda da ilha de Santana (em Santana, Amapá). Um dia algumas pessoas acordaram e descobriram que quase todos os habitantes da ilha tinham desaparecido, sem qualquer explicação.
Além de um ótimo roteiro para o seriado Lost, a história nos remete às situações em que tudo parece mudar muito rápido. Quando despertamos para aquilo, já aconteceu.
Exemplo disso foi o que aconteceu com a música. Eu ainda me lembro de mim mesmo comprado fitas cassetes (a primeira que comprei foi o Sgt. Peppers, dos Beatles). Depois vieram os CDs e agora parece que os CDs convencionais são dinossauros. Quase ninguém os ouve. Eu transformei todos os meus CDs em mp3, fiz uma seleção, e ouço apenas no notebook ou no mp3.
Se a mídia digital acabou com os CDs, o mesmo parece não ter acontecido com os livros. Tenho um monte de livros virtuais, publicados na Virtual Books, mas mesmo assim, acho insuperável a experiência sensorial de ler um livro de papel, sentir seu cheiro, sua textura.
Ainda assim, claro, há aqueles casos em que a melhor opção é o e-book. É o caso de um livro que não foi lançado em versão física, ou que é raro, ou que tem algum impedimento. Li, por exemplo, a biografia do Roberto Carlos baixada da net, depois que o rei proibiu sua venda (depois consegui comprar em uma livraria que estava fechando suas portas, em Belém, mas não diga isso para ninguém). Também já baixei quadrinhos e livros que nunca foram lançados no Brasil.
Um bom local para achar esses livros é o Projeto de Democratização da leitura. Uma boa dica é a coleção de livros de ficção-científica de Perry Rhodan. São mais de 600 volumes, lançados principalmente na década de 1980, pela Ediouro, e difícieis de encontrar.
Falando em Perry Rhodan, o mais mais famoso fanfic brasileiro do personagem é o meu Portal das Probabilidades. Ele pode ser baixado em versão PDF no site da Virtual Books ou ser lido aqui:




1 comentário:

Anónimo disse...

Então, também acho isso! O CDs parecem jurássicos agora, e tenho ouvido tudo em MP3, acho que como a maioria, mas um bom encarte é sempre apreciável; adoro comprar um cd, chegar em casa ansioso, ouvi-lo, acompanhando as letras no encarte.

Ah, e obrigado pela dica do site de livros, procurarei algo legal lá.