sábado, maio 31, 2008

Caminhos do coração


Eu já comentei aqui o fato da novela Caminhos do Coração ser baseada em quadrinhos (e também o fato de que quase fui expulso de uma lista de discussão de roteiristas por ter falado de quadrinhos).

A novela tem sido um sucesso. Um daqueles que me quase me expulsaram da lista poderia argumentar que o sucesso da novela se deve à qualidade técnica da direção e do roteiro e não graças ao apelo quadrinístico.

Este excelente texto de Alexandre Maron destrincha o roteiro e mostra as várias falhas cometidas pelo autor Thiago Santiago, incluindo os diálogos sem sentido. Lembro de uma cena que se passava em um circo. Um dos personagens se transformava em um monstro qualquer e os expectadores saiam correndo. No meio da balbúrdia, duplas de personagens paravam para conversar. Era surreal: todo mundo correndo e gritando à volta (muitas dessas pessoas indo e vindo, andando em círculos) e os dois personagens lá parados, tirando um ¨dedo de prosa¨. No total, foram quase 20 minutos de diálogos com o monstro lá, parado, esperando sua vez para entrar em cena e atacar alguém.

Parece que só o que salva Caminhos do Coração é o apelo quadrinístico.
Se quiser assistir uma boa obra baseada em quadrinhos, compre o filme Corpo Fechado no Submarino.

3 comentários:

Anónimo disse...

Essa 'nova' novela que vai começar essa semana, continuação de Caminhos do Coração, utiliza a mesma idéia da 1ª temporada de Heroes: uma bomba que vai explodir num grande centro de negócios.

Anónimo disse...

Eu não consegui assistir nada dessa novela, ouvia o burburinho mas não conseguia acompanhar. o que é apelo quadrinhistico ? como você definiria essa expressão apelo quadrinstico ? qual era o apelo quadrinhistico dela ?

Das poucas vezes que consegui assistir, o Dialogo era beeeem Chris Claremont. As personagens ficavam se explicando e se apresentando o tempo todo. Durante as brigas travam também dialogos enormes. Eu diria que a novela ( ou o pouco que pude ver) foi bem fiel a este aspecto. você acha que isso ajudou ou atrapalhou ?


Meu Nome não é jonnhy

Anónimo disse...

Assisti alguns capítulos, de fato os diálogos foram muito mal feitos mesmo; deu a impressão de terem sido escritos às pressas. Mas pode ser por causa do fato do ritmo das gravações,isto é, o roteirista ou roteiristas tinham que dar conta de fazer um roteiro de capítulo a cada dia, sem ter tempo pra revisar. Acho que deve ter sido isto. Alguns capítulos, em alguns diálogos, achei estranhíssimos mesmo, mais parecendo erros de digitação. Erros de concordância e regência nominal e verbal, até certo ponto perdoáveis. A novela é um pastiche dos X-Men, sem os uniformes. Enfim, dei minha opinião aqui, obrigado pelo espaço pra comentários. Bem, já fui expulso de sites e foruns, e isto é normal até certo ponto, para quem tem opinião. Parabéns pela página, encontrei-a e encontro-a sempre em minhas pesquisas no Google.
Rogerio
www.rogsildefar.blogspot.com