quinta-feira, março 12, 2009

50 minutos de Watchmen


Sem tempo, mas curioso para ver Watchmen, fui ao cinema ver 50 minutos. Entrei na entrevista da Dr. Manhattan e saí na rebelião na prisão. Fiquei impressionado. Adaptar Watchmen era uma missão impossível. O roteirista que fez a primeira versão do texto, adaptando integralmente, diz que o filme deveria ter aproximadamente nove horas para ser totalmente fiel... mas era necessário diminuir para duas horas e meia. Diante, disso, é surpreendente como roteirista e desenhista conseguiram ser fiéis à obra original. Claro, as questões filosóficas e científica tiveram de ser colocadas de lado (o flash back do Dr. Manhattan em Marte foi reduzido a três minutos de filme), mas a situação de angústia de pessoas vivendo à beira do fim do mundo se manteve, assim como a complexidade dos personagens.
Watchmen é uma das grandes obras da humanidade, uma experiência estética que coloca em foco os dramas humanos, as questões filósoficas, científicas, políticas, as possibilidades de interpretação são imensas. Então, era óbvio que o filme não ia chegar nem mesmo aos pés da história em quadrinhos. Ainda assim, é, de longe, a melhor adaptação que já vi de uma obra de Alan Moore. Faz a versão cinematográfica de V de Vingança parecer um lixo.
Pelo menos foi essa a impressão que tive com os 50 minutos de filme que assisti. Vamos ver se essa impressão se mantém com a obra compelta.
Ps: Uma coisa que achei interessante foi ver toda essa pirotecnia e efeitos, típicos de filmes de super-heróis sendo usada em uma obra que foge completamente dos parâmetros desse gênero. Ficou irônico.

2 comentários:

100Grana disse...

A pergunta que não quer calar: não assistiu tudo porque?

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Eu tinha ido levar a minha filha na aula de música e depois tinha de ir pegá-la e ir para o trabalho. Esses 50 minutos foram o único tempo que achei livre para assistir ao filme, nesta semana. Mas valeu.