sexta-feira, junho 19, 2009

A obrigatoriedade do diploma


A decisão do Supremo Tribunal Federal, eliminando a obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercer a profissão tem gerado reações furiosas, como a sátira acima, que pode ser vista aqui. Sobre essa questão, eu sou um defensor, claro, do curso. Mas já mudei muito a minha opnião sobre a obrigatoriedade do diploma. Alguns dos melhores jornalistas que já conheci não eram formados em jornalismos. O Lúcio Flávio Pinto, por exemplo. Além disso, a internet está mudando muito as relações das pessoas com a notícia. Muitas vezes, blogs e twitter estão dando banho nos jornais. Por outro lado, tenho assistido sempre O Aprendiz e já vi jornalistas dando banho em administradores e publicitários quando o assunto é marketing. Ou seja: parece-me que a questão é muito mais de formação do que de diploma, certo?

2 comentários:

Por Felícia Bastos disse...

Concordo! Como vc sabe, sou formada em Adm. com habilitação em Marketing. E mesmo assim aceitei a proposta de um amigo para fazer parte do programa Amapá Adventure. Ainda não foi ar, mas já fiz algumas matérias para o quadro, que vai abordar assuntos culturais, artes, .... essas coisas. Não sou jornalista muito menos repórter, mas quero informar a minha maneira.

Anónimo disse...

Muito interessante este questionamento, aqui em minha cidade,Porto Velho, acontece um caso semelhante na questão de ser diplomado para exercer certa profissão, não sei acontece em outros estados, mas aqui tem muita gente dando uma de professor, sem ter feito licenciatura, com isso, quem sai no prejuizo são os alunos, pois tem como professor, alguém que não sabe o que é didática.
Sou a favor de cada um no seu quadrado, fica melhor.