quinta-feira, outubro 15, 2009

Dia do professor


Hoje, dia do professor, gostaria de indicar aos meus colegas um ótimo filme sobre educação: O Clube do Imperador. É a história de um professor de história de uma escola tradicional absolutamente apaixonado pelo trabalho. A grande discussão do filme é sobre ética (não dá para contar muito, sem entregar a surpresa, então). Mas uma parte do filme me marcou muito. O professor decepciona-se com um aluno e entra em depressão, só para descobrir que todos os outros haviam se tornado pessoas éticas e corretas. A narrativa diz algo como: "Muitas vezes nos prendemos a um único fracasso e esquecemos todos os sucessos".
Apesar de todas as dificuldades, sei que fiz a diferença na vida de muitos alunos que se tornaram grandes profissionais, éticos e competentes. Isso por si só já vale a pena. Tenho muito orgulho de ver ex-alunos se transformarem, por exemplo, em colegas de trabalho.
Gostaria também e lembrar de todos os professores que fizeram a diferença para mim. Entre eles: a professora Maria Ângela, durante muito tempo coordendadora pedagógica do CEAP; Isaac Epstein, meu orientador no mestrado na UMESP e a pessoa que me mostrou a mágica da metodologia científica; Luzia Alvares, crítica de cinema e professora da UFPA (que, além de ter sido uma ótima professora, foi quem primeiro me deu oportunidade de publicar em jornal); Regina Alves, do núcleo de rede da TV Globo e professora da UFPA; Lúcio Flávio Pinto, grande jornalista e uma uma das maiores autoridades quando o assunto é a Amazônia. A todos eles, meu muito obrigado.

2 comentários:

Danubia disse...

Feliz dia do professor!

Anónimo disse...

Gosto desse filme....
^^
acho que todo mundo comete erros..
então.. estamos bem!
o//

:D