sexta-feira, dezembro 18, 2009

O sebo digital


Uma curiosidade que encontrei na internet foi o blog O sebo digital. É um site especializado em disponibilizar digitalmente publicações que estão fora de catálogo. Defendo e respeito os direitos autorais, mas acho que não há porque impedir as pessoas de lerem algo apenas porque a Indústria Cultural não está mais tendo lucro com aquela obra.
O texto de explicação do blog representa bem esse pensamento:
"Este blog entende que, se uma obra está fora de catálogo ou esgotada, o autor ou detentor do direito autoral não tem mais interesse na comercialização da mesma. Considerando que obras de valor cultural são "esquecidas" por motivos comerciais, este blog digitaliza e publica as mesmas, pois o conhecimento e a cultura são formados pela totalidade do que já foi publicado e não apenas pelo que é "lucrativo"".
Dito isso, o blog vale uma visita. Há muitas obras de ótima qualidade. Entre elas, eu gostaria de destacar a revista Isaac Asimov Magazine, que fez a alegria dos fãs de ficção-científica no início dos anos 1990 ao reunir o melhor da literatura nacional e internacional de FC. Também há outras boas revistas para baixar, como a Mistério Magazine, que publicava contos policiais de ótima qualidade nas décadas de 1950 e 1960.

2 comentários:

Mario Carneiro Jr. disse...

Valeu Ivan, também vou colocar o link do seu blog lá na Biblioteca. Abraço!

Unknown disse...

Oi, Ivan!
Realmente, o sebo era muiiito bom! Pena que saiu do ar, acho que há uns 2 anos... Pena mesmo! E até o domínio já foi "pego" por outra pessoa.

Lamentável, os ebooks lá eram ótimos.

Abs.