domingo, janeiro 17, 2010

vergonha: Lixo na rua

Um leitor que não costuma gostar quando critico Macapá vai me mandar ir embora, mas não tem como não comentar. No teste do Fantástico para ver a capital em que as pessoas mais jogam lixo na rua, a diferença entre as cidades no norte e nordeste para as cidades do sul-sudeste é enorme. Em Salvador, em um quilômetro de rua, foram recolhidos 1,5 toneladas de lixo. Em Belém foram mais de 700 quilos. Em comparação, em Curitiba só foram recolhidos 33 quilos.
Já morei em Curitiba e uma coisa que percebi é que os curitibanos não jogam lixo na rua porque amam a cidade. Ou seja: os nortistas ainda não aprenderam a amar suas cidades.
Apesar de Macapá não ter entrado na pesquisa, creio que os resultados aqui seriam semelhantes aos de Belém. Vejo gente jogando lixo na rua e, principalmente, no rio. Faltam lixeiras, mas falta, principalmente consciência da população.

1 comentário:

Unknown disse...

Eu moro em macapá e acho que tu tem toda a razão, as pessoas de macapá não tem paixão pela cidade, alguns que nasceram aqui ainda tem um amor pela cidade, mas como a grande parte da população macapáense não é de macapá, não tem amor pela cidade onde moram!