sábado, junho 12, 2010

As melhores HQs de super-heróis

A partir de hoje, este blog começa uma série de listas com melhores em várias categorias. E vamos começar com uma lista que interessa aos fãs de quadrinhos: os melhores quadrinhos de super-heróis. Concorda? Discorda? Deixe sua opinião na caixa de comentários.


Quarteto Fantástico, de Jack Kirby e Stan Lee
O gibi que reformatou no gênero dos super-heróis, criando o chamado "método Marvel", com heróis humanos. Destaque para a saga de Galactus, um dos momentos mais emocionamentes dos quadrinhos, em que as sagas cósmicas de Kirby se uniram perfeitamente ao texto humano de Lee. O melhor momento de uma dupla que só criou obras-primas.

Homem-aranha, de Gerry Conway e Ross Andru/Gil Kane/John Romita
A morte de Gwen Stacy, namorada do herói, foi um dos momentos mais dramáticos dos quadrinhos. Mas toda a fase de Conway no título é boa, com histórias que aproveitavam muito bem o clima psicodélico dos anos 1970 e vilões bizarros, como O Gibão. Diversão garantida. 


A última caçada de Kraven 
J.M.De Matteis se juntou ao desenhista Mike Zeck para fazer uma das poucas histórias realmente muito boas da fase do uniforme negro do personagem. O texto de De Matteis é poético e profundo e a arte de Zeck elegante.

Watchmen
Como seria o mundo se os super-heróis realmente existissem? Alan Moore e Dave Gibbons respondem a essa pergunta em uma HQ que revolucionou o mercado. Watchmen tem tantas camadas que pode ser analisada do ponto de vista científico, político, social, filosófico, etc.
 

Marvels
Depois de obras como Watchmen, parece impossível criar uma história com um enfoque novo no gênero super-heróis. Mas Kurt Buziek e Alex Ross conseguiram com uma HQ que mostra o ponto de vista das pessoas normais, que convivem com os heróis. A grande obra-prima dos anos 1990.

Piada Mortal 
A história do Batman em que o Coringa é o astro e o conflito é psicólogico. Uma obra tão boa que influenciou diretamente duas versões para o cinema. 

Cavaleiro das Trevas
A obra-prima de Frank Miller ecoou em quase todos os trabalhos posteriores. Miller mostrou um Bruce Wayne velho voltando a ser herói para tentar dar um jeito na cidade, que se tornou extramente violenta. Uma HQ revolucionária em quase todos os sentidos.

A queda de Matt Murdock
Um dos mais profundos trabalhos já feitos nos quadrinhos de super-heróis. O Rei do Crime descobre a identidiade do Demolidor e resolve destruir sua vida aos poucos, fazendo-o perder tudo que tem. Transformado em mendigo, Matt Murdock precisa dar a volta por cima e proteger a Cozinha do Inferno, bairro onde nasceu. Também merece destaque a arte de David Mazzuchelli.

Batman ano 1
Depois de Cavaleiro das Trevas, qualquer HQ do Batman seria apenas mais do mesmo. Mas Miller e Mazzuchelli mostraram que ainda era possível surpreender. Numa cidade dominada pelo crime, o herói surge com sede de vingança. Acompanhamos passo a passo sua transformação no herói mascarado numa história que amarra muito bem a origem do personagem.

Starman 
James Robinson criou uma narrativa poética e bem elaborada para revonar esse personagem clássico da DC em uma história empolgante.


Super-homem - Para o homem que tem tudo e O que aconteceu com o homem de aço?
O principal personagem da DC iria ser reformulado e Alan Moore implorou para fazer pelo menos uma história com a mitologia do personagem, que seria apagada na reformulação. O resultado foram duas histórias, "Para o homem que tem tudo" (arte de Dave Gibbons) e "O que aconteceu com o homem de aço?" (arte de Curt Swan e Geoge Perez) que mostraram que nostalgia também podia ser revolucionária.

Os supremos 
A obra de Mark Millar e Brian Hitch balançou a Marvel. Era para ser só uma versão alternativa dos Vingadores, mas fez tanto sucesso que se tornou a versão oficial da Marvel no cinema. A sequência incial, do Capitão América na II Guerra é um dos momentos mais empolgantes dos quadrinhos de super-heróis.

1602
Quando Neil Gaiman foi convidado a fazer uma série com os heróis Marvel, todos sabiam que ele não faria algo convencional. De fato, o autor de Sadman bolou uma história muito interessante, com heróis como o Demolidor, Thor e Nick Fury na Inglaterra governada pela rainha Elizabeth.

X-men, de Chris Claremont e John Byrne
Essa dupla representou para a Marvel dos anos 1980 o que foi Jack Kirby e Stan Lee para os anos 1960. A saga da Fênix em especial fez com que os mutantes se tornassem os personagens mais populares das décadas seguintes.

Miracleman, de Alan Moore e vários autores
Miracleman foi uma espécie de laboratório, em que Moore experimentou vários dos conceitos e estilos que viria a adotar em obras posteriores, como Watchmen. Foi também uma obra muito imitada. Sua visão extremamente realista dos super-heróis e, ao mesmo tempo, utópica, com um herói resolvendo, de fato, mudar o mundo, marcaram os quadrinhos.

9 comentários:

Abismo Infinito disse...

Só uma coisa: 1602 não rola nessa lista não. Eu nunca faria uma lista dessas pois seria muito tendencioso, mas obras como Reino do Amanhã, Saga da Fenix e até mesmo E de Extinção (e toda a fase Morrison nos mutantes) são melhores que essa série do Gaiman.

Marko Umorista disse...

preciso falar contigo, por MSN ou Skype

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Marko,
não tenho skipe e meu msn não está pegando. tenta contato comigo no gtalk.

Amauri de Paula disse...

Senti falta de Crise nas Infinitas Terras de Marv Wofman e George Peres, acho que pela grandiosidade na época. Concordo com o Chris Claremont e John Byrne, mas faria um recorte. A história "Dias de um Futuro esquecido" é muito emblemática, e acho que marca tanto quanto o recorte das duas histórias do Super Homem escritas por Alan Moore. Acho que é a lista é bem pertinente, mas concordo que 1602 está meio dissoante aqui.

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Amauri,
uma lista é sempre uma relação de preferenciais pessoais. Acho que não existe lista definitiva, mas listas como essa podem ajudar novos leitores a procurarem histórias interessantes. Serve como um guia de leitura, por mais que esse novo leitor, no final, acabe discordando de mim.

Marcos Souza disse...

Ja li muitas lista de melhores quadrinhos de todos os tempos (a Wizard americana adora fazer isso), mas essa foi a lista mais coerente e precisa ao meu gosto pessoal. Porem, se fosse mim fazer para eu fazer colocar algo mais representativo de Neil Gaiman incluiria qualquer arco de Sandman - verdadeiros tesouros dos quadrinhos em todos os tempos. De resto, uma lista incrivel.

Fulvio Pacheco disse...

Adorei ver "Para o homem que tem tudo" já ví varias desta listas e nunca essa HQ que é uma das minhas prediletas.
A minha predileta é a Saga da Fenix, e ela está ali também., senti falta do Asilo Arkham, mas acho que ia saturar de "Batman" esta lista.

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Marcos,
Sandman não entrou na lista porque considero que Sandman não é super-herói. Acho que seria algo mais próximo da literatura fantástica.

Manuel Pitt disse...

eu incluiria nessa lista Nextwave e Poder Supremo da Marvel, Crise de Identidade e Liga da Justiça: Nova Fronteira da DC, Authority e Astro City da Image(que mudaram de casa depois) e todas do Hellboy da Dark Horse.