sábado, fevereiro 19, 2011

Museu Sacaca - recuperação

Um grupo multidisciplinar se reuniu esta semana no Museu Sacaca para discutir a revitalização do Museu, que já foi referência aqui no Amapá (clique aqui para ler a matéria do Paulo Zab sobre o assunto).
Casa Waiapi, destruída.
O local está praticamente parado e dizem que a exposição a céu aberto virou uma lixeira a céu aberto. Resultado de oito anos de abandono.
Lembro de uma época em que o local era parada obrigatória para qualquer um que visitasse o estado. Lá o visitante podia conhecer, por exemplo, a forma como vivem os índios, as tradições culturais, como o marabaixo, ver réplicas de cemitérios indígenas encontrados em sítios arqueológicos... e ainda podia saborear uma comida típica.
Lembro quando organizei o Intercom Norte e levei a presidente da Intercom, Cecília Peruzzo, no local. Ela ficou maravilhada, assim como ficavam todos que visitavam o local.
Assim, é triste que ele tenha sido abandonado, destruído e vandalizado durante oito anos. É revoltante pensar que o mesmo governo que fazia isso com um dos principais pontos turísticos do estado, jogava milhões nas contas da Beija-flor com a desculpa de que estava estimulando o turismo. Ou patrocinava a congozada, usando o mesmo argumento.

Sem comentários: