segunda-feira, junho 20, 2011

Como cuidar dos livros


Aqui onde moro já foi uma área alagada. Assim, a umidade é grande. Este final de semana eu me espantei ao descobrir que alguns livros, guardados em uma estante fechada, estavam simplesmente mofando.
Gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que descobri sobre o assunto e algumas medidas tomadas (quem tiver sugestões, deixe na caixa de comentários).
Para tirar o mofo, usei uma borracha escolar. Essa dica eu vi em uma matéria na TV. Na maioria dos sites que consultei fala-se de passar vinagre, mas não aconselho: o vinagre mancha as páginas e deixa um cheiro ruim. Em um dos livros usei álcool, mas, embora não tivesse mal-cheiro, acabou manchando as páginas. O calor mata os fungos, mas o sol estraga as páginas, assim, estou fazendo uma experiência: deixar os livros em pior estado no porta-malas do carro. Com o calor de Macapá, é possível que isso mate os fungos.
Para a estante, a dica é limpar com vinagre ou álcool e deixar aberta de tempos em tempos. O ideal, aliás, são as estantes abertas.
Coloque os livros em sacos plásticos. Em qualquer loja de descartáveis é possível encontrar sacos transparentes a preços acessíveis. Prefira os mais grossos, que protegem melhor a publicação (os fãs de quadrinhos já conhecem essa técnica há décadas).
Existem produtos anti-mofo. Um deles é uma vasilha que recolhe armazena a água do local. O problema é que essa vasilha pode cair e molhar os livros e aí pior ainda mais o problema. Já perdi alguns materiais assim. Além disso, esse produto é caro. Na internet, peguei duas dicas interessantes: cal e gis (sim, gis escolar). Vou testar.
Evite  usar durex para consertar os livros cuja capa esteja soltando. Eles danificam mais do que consertam e não duram muito tempo. Melhor usar a boa e velha cola. 
Finalmente: livro é para ser lido, folheado. Se for manuseado corretamente, isso ajuda na preservação. Acima de tudo, evite que um livro fique guardado em local fechado por muito tempo.

4 comentários:

Caroline Mesquita disse...

Oi, Ivan! Guardo os meus livros em caixas com pequenos furos para evitar que fiquem morfados e muito empoeirados. Mas, mesmo assim, tenho que passar um paninho seco pelo menos uma vez por mês. Faço de 15 em 15 dias para evitar o excesso de poeira. Os meus livros não estão nessas situações que você mencionou, mas gostei muito das dicas! abraços.

Unknown disse...

Deixei alguns livros na casa dos meus pais. Estão encaixotados, mas agora fiquei preocupada...quando for a Macapá, terei que fazer uma boa e cuidadosalimpeza.

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Oi Caroline, coloca os livros dentro de saco plástico. As caixas que você deixa os livros são de papelão? Se for, tire... Papelão é um chama para barata e traça...

Marília Salvador Shibayama disse...

Oi, sempre uso estantes abertas. E, parece uma dica boba, mas é válida. Não encostar os livros na parede, por conta da umidade. Fui à uma loja de móveis planejados e projetamos vários espaços para os livros. Ficou show.