quinta-feira, setembro 01, 2011

Perry Rhodan 50 anos: Space Opera


Roberto de Sousa Causo
De São Paulo
Dioberto "DIO" Souza, um fã da série alemã Perry Rhodan, me chamou a atenção para o fato de ela completa, no dia 8 de setembro deste ano, um cinqüentenário de existência. Em homenagem a esta que é a maior série de ficção científica de todos os tempos, com mais de 2.600 episódios publicados no seu país de origem (marca atingida em junho deste ano), ao longo das próximas semanas o leitor desta coluna poderá encontrar aqui vários artigos a respeito dela e desta data tão extraordinária para um produto literário popular.
Atualmente, fala-se muito no subgênero da ficção científica conhecido como space opera, em grande parte por conta da militância do escritor Hugo Vera, que este ano lançou pela Editora Draco a antologia Space Opera: Odisséias Fantásticas na Fronteira Final, a primeira dentro do subgênero. Traz histórias de Vera, Gerson Lodi-Ribeiro, Clinton Davisson, Maria Helena Bandeira, Jorge Luiz Calife, Letícia Velásquez, Marcelo Jacinto Ribeiro, Flavio Medeiros Jr. e Larissa Caruso.
É bom lembrar, porém, que durante muitos anos, incluindo boa parte das décadas de 1970 e 80, Perry Rhodan, vendido em bancas e por reembolso postal, foi a space opera de maior circulação no Brasil. Leia mais

Sem comentários: