quarta-feira, junho 18, 2014

Questões de Sexualidade nas Histórias em Quadrinhos


Depois de um longo processo de pesquisa e preparação finalmente ficou pronta a coletânea "Questões de Sexualidade nas Histórias em Quadrinhos". O livro, publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas,  reúne as pesquisas feitas por diversos investigadores de quatro regiões do Brasil enfocando questões de sexualidade em diversos gêneros de HQ: mangá, comic e nos gibis.


A coletânea, organizada pelo sociólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas, Amaro Braga, reúne artigos científicos de 13 pesquisadores do Brasil e Portugal que investiram na analise das representações das identidades sexuais nos quadrinhos, discutindo os limites entre identidade sexual, pornografia e erotismo, tanto nos quadrinhos norte-americanos de super-heróis, passando pela diversidade de identidades sexuais dos mangás até os quadrinhos independentes e brasileiros. A análise apresenta estudos enfatizando não apenas a eroticidade, mas sobretudo, a homossexualidade masculina e feminina nestas HQs, além de discutir os limites que os quadrinhos fazem entre violência, sexualidade e perversão.

A capa do livro foi produzida pelas desenhistas alagoanas do Studio Pau-Brasil Mariana Petróvana (Mari Youko Sama) e Janaína Araújo, homenageando os mangá Yaoi, um dos temas de estudo da coletânea.


A coletânea foi aprovada em edital público de avaliação pela Editora da UFAL e conta com o apoio da ASPAS - Associação dos Pesquisadores de Arte Sequencial. Este ano, ainda está previsto a continuação do estudo, o volume 2, intitulado: "Representações do Feminino nas Histórias em Quadrinhos"  voltado para os estudos sobre gênero social nas HQs.  Leia mais
 

Sem comentários: