quarta-feira, maio 31, 2017

Como os aliados conseguiram enganar os alemães no dia D?


Para diminuir as defesas sobre as praias da Normandia, os aliados usaram vários estratagemas. O objetivo era fazer os nazistas pensarem que o ataque aconteceria em Calais, na Noruega, o ponto mais próximo da Inglaterra. Foram tão bem sucedidos que, quando houve a notícia de um ataque na Normandia, a maioria dos oficiais alemães achou que se tratava de um blefe, de uma incursão de pequeno porte para desviar a atenção de Calais.
Para enganar os alemães os aliados levaram à frente da operação Fortitude. Um grupo de velhos oficiais britânicos  ficava trocando mensagens de rádio num código fácil de ser quebrado. Um tal de quarto exército britânico iria invadir a Noruega em julho e para isso já estavam até fazendo treinamentos com esqui e sobrevivência na neve.

Para aumentar a impressão de que o ataque seria mesmo por Calais, chamaram especialistas de Hollywood para criar um exército fictício. Foram montados um centro de abastecimento falso, tanques de plástico e até navios de papel machê.  O objetivo era enganar os aviões espiões. Funcionou. A maioria das tropas alemãs foram enviadas para a Noruega. 

Sem comentários: