domingo, julho 30, 2017

O Papa Bento XVI era nazista?

A eleição do cardeal Joseph Ratzinger para o cargo máximo da Igreja católica provocou muita polêmica, pois muitos diziam que o futuro Papa era nazista.
De fato, Ratzinger participou da juventude hitlerista, uma agremiação  de jovens que se vestiam como as milicias nazistas. Além disso, ele chegou a ser convocado para a artilharia anti-aérea para proteger uma fábrica da BMW nos arredores de Munique. Depois foi deslocado para a fronteira da Áustria com a Hungria para construir armadilhas contra tanques. Nessa fase, ele desertou, voltando para sua casa e sendo preso pelos soldados aliados.
Entretanto, ele nunca foi filiado ao partido nazista. John Allen autor do livro Cardeal Ratzinger: O Cumpridor da Fé do Vaticano, afirma que as críticas do pai de Ratzinger aos nazistas fizeram com que a família fosse obrigada a se mudar quatro vezes.

Allen afima que, sobre a época de Hitler, "Ratzinger diz que viu os nazistas torcerem e distorcerem a verdade". "Suas mentiras sobre judeus, sobre genética, eram mais do que exercícios acadêmicos. Pessoas morreram aos milhões por causa deles."

Sem comentários: