quinta-feira, setembro 26, 2019

Fundo do baú - Jornada nas Estrelas



Jornada nas Estrelas é uma série de ficção científica criada em 1966 por Gene Rondemberry. O piloto, chamado de A jaula, mostrava a tripulação da Enterprise lidando com uma raça alienígena com o poder de provocar ilusões. Os executivos da Desilu, produtora da série, recusaram esse episódio por achá-lo cerebral demais. Eles queriam heróis lutando com monstros. O seriado foi repensado até tomar o formato que o consagrou, com o Capitão Kirk, o vulcano Spock e Cia. A série ganhou fama entre os estudantes e fãs de ficção científica, que pressionaram a produtora para uma nova temporada. No final, Jornada nas estrelas foi cancelada na terceira temporada, por baixas audiências.
Aí aconteceu a grande virada: a Paramount, que havia comprado a Desilu, começou a vender o seriado para televisões locais e o seriado estourou, virando um campeão de audiência. Surgiu então, um desenho animado, o filme de cinema (para concorrer com Guerra nas estrelas) e outros seriados, como A nova geração.
Uma curiosidade é que o personagem Checkov (homem ao escritor russo Anton Chechov) foi introduzido no seriado porque os produtores queriam um tripulante com apelo adolescente, ao estilo dos Moonkes. Ele entrou para substituir a ordenança Rand e liberar o Capitão Kirk para um interesse romântico por episódio. Este, aliás, constantemente tinha ereções, facilmente visíveis na calça apertada, enquanto contracenava com as beldades com pouca roupa e feições alienígenas.
A franquia, depois de vários filmes e séries, ficou desgastada, mas voltou nos cinemas com direção JJ Abrams, criador de Lost. Recentemente ganhou também uma elogiada série, Discovery, pela Netlflix.

Sem comentários: