sábado, novembro 30, 2019

Jornada nas estrelas – a licença


A licença é um dos episódios menos lembrados da primeira geração de Jornada nas Estrelas. Entretanto, é um dos exemplos de como a série criada por Gene Roddenbery podia abordar todo tipo de trama sem fugir do padrão de qualidade.
Na história, McCoy percebe que a tripulação da Enterprise apresenta sinais de stress e aconselha uma licença em um planeta paradisíaco. O local  não tem animais e nenhum tipo de perigo: apenas uma bela vegetação. Parece o planeta ideal para relaxar.
Entretanto, coisas estranhas começam a acontecer ao grupo de reconhecimento e, quando Kirk desce, o teletransporte deixa de funcionar, assim como as comunicações como a nave.
Os fatos bizarros se sucedem: magro vê o coelho e a garota de Alice no país das maravilhas, Sulu encontra um revólver, uma antiga namorada de Kirk surge do nada.
Emily Banks interpretou o par romântico de McCoy. 

Essa é a típica história em que o encanto está em tentar entender o que está acontecendo. É um episódio leve, com toques de humor e um bom contraponto ao tenso episódio anterior, O equilíbrio do terror.
O episódio dá a entender que há algum tipo de envolvimento amoroso entre McCoy e a ordença Barrows (interpretada pela linda Emily Banks), algo que provavelmente foi esquecido por outros escritores da série. Uma pena, já que o casal parecia ter química.

Sem comentários: